O Poder Local Democrático é resultado da revolução de Abril, nasceu com a Liberdade trazida pelo 25 de Abril! Hoje, 50 anos após a revolução de 25 de Abril de 1974, Loures comemora a Liberdade com entusiasmo, saindo à rua para afirmar a Revolução e os seus valores, alargando os horizontes da esperança, transformando-os em avenidas coloridas de vermelho dos cravos!
O poder local teve um papel fundamental no sucesso da revolução, na implementação dos ideais de Abril e na construção de uma sociedade livre e democrática, construindo pontes entre o governo central e as comunidades locais. Isso mesmo se pode constatar em Loures onde o executivo municipal está a desenvolver um conjunto de investimentos, nomeadamente na educação e saúde, com os olhos postos no futuro “com a certeza que nunca serão encerradas as portas que Abril abriu”.
Importa dar a conhecer, particularmente aos mais jovens, o que foi e o que é o 25 de Abril e a Liberdade, a realidade entre a noite e o dia, a penumbra do fascismo e a sua comparação com as conquistas alcançadas com a Revolução, esta é uma parte importante da nossa história coletiva, de grande importância e significado que hoje urge conhecer e divulgar. Como se refere na edição impressa de Olhar de Loures, já disponível para download no formato PDF
Na perspetiva da Câmara e da Junta de Freguesia de Loures, a história e a Revolução ensina-nos a não deixar de lutar pelos nossos direitos e a viver com a esperança num futuro que nos sorri. Loures é exemplo disso. Um concelho que não desiste de lutar e que luta e constrói o seu futuro!
Exemplos desse trabalho em prol da comunidade está, entre outros investimentos, o lançamento do concurso da Linha Violeta do Metro de Lisboa, que ligará Loures e Odivelas em 2026 e custará 527 milhões de euros; as obras de requalificação e ampliação da Escola Básica da Covina, em Santa Iria da Azóia, que deverão estar concluídas em Setembro, com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho para alunos, professores e funcionários; e a inauguração, a partir do próximo ano, da Unidade de Saúde Familiar de Santo Antão do Tojal, financiado com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Câmara Municipal de Loures, que entrará em funcionamento entre janeiro/fevereiro de 2025.
Mas, como também se pode ler na edição impressa de Olhar Loures, o papel das Juntas de Freguesia, designadamente a de Loures, tem um papel fundamental na implantação dos valores de Abril. A junta de Loures está apostada na Educação, no reforço das parcerias com os diversos agentes da comunidade educativa; no aprofundamento da cooperação com os agentes económicos da freguesia e na dinamização do Mercado Municipal, destacando-se o acompanhamento do projeto de qualificação do Largo do Mercado, tem sido os principais objetivos da Junta de Freguesia de Loures, presidida por António Pombinho, que, em entrevista a Olhar de Loures, refere a importância da política de proximidade que desenvolve junto da população.
Descarregue e leia a edição impressa Jornal Olhar Loures - Abril 2024 no seu equipamento móvel