O Arquivo Municipal de Lisboa apresenta a exposição ‘Manifestações de Liberdade’, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, através do seu acervo fotográfico e videográfico com o contributo do trabalho dos autores: Álvaro Campeão, Ana Hatherly, António Rafael, António Sampaio Teixeira, Carlos Gil, Ezequiel Silva (filme), Jornal Diário de Notícias, José Couto Nogueira, José Ernesto de Sousa, José Neves Águas, Luís Pavão e Margaret Martins.
A Câmara Municipal de Lisboa apresenta no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico um conjunto de iniciativas culturais que integram uma exposição “Manifestações de Liberdade”, uma instalação “ordem às palavras de Ordem”, uma projeção de filmes “Direitos da Revolução” e um ciclo de conversas e um programa de visitas guiadas. Inseridas nas comemorações municipais dos 50 anos do 25 de abril, estas iniciativas, de entrada livre, procuram celebrar a importância de Abril e o seu legado, podendo visitadas de 19 de abril até 24 de agosto no Arquivo Municipal de Lisboa.
“Manifestações de Liberdade” é o título da exposição onde se conjugam linguagens artísticas e sociais expressas em manifestações e murais, na presença de figuras proeminentes da cultura e intervenientes políticos, provando a proximidade entre as esferas intelectual e popular no período entre 1974 e 1980. Registadas em diversas coleções de fotografia e vídeo do Arquivo Municipal de Lisboa, serão apresentados trabalhos de: Álvaro Campeão, Ana Hatherly, António Rafael, António Sampaio Teixeira, Carlos Gil, Ezequiel Silva (filme), Jornal Diário de Notícias, José Couto Nogueira, José Ernesto de Sousa, José Neves Águas, Luís Pavão e Margaret Martins.
Visitas guiadas
Estão ainda previstas visitas guiadas para o público em geral, e visitas com audio-descrição e materiais em alto relevo, dirigidas ao público com deficiência visual, a decorrer nos dias 25 de maio às 11h00, 25 junho às 15h00, 6 julho às 11h00 e 6 agosto às 15h00. Estas visitas estão sujeitas a marcação prévia através do e-mail:arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt. O ciclo ‘Manifestação pela Palavra’ inclui um conjunto de conversas com as curadoras desta exposição e uma série de convidados, entre os autores das imagens, familiares, artistas escritores, entre outras personalidades que marcaram este período revolucionário. Estes encontros de debate e reflexão acontecem nos dias 27 de abril, 29 de junho, 27 de julho e 24 de agosto, sempre às 15h00.
O Arquivo Municipal acolhe ainda numa das suas salas, o projeto “Diretos da Revolução” que consiste na exibição dos filmes: ‘Portugal, La Délivrance’ e_’Milagro en la Tierra Morena’, realizados pelo jornalista belga Josy Dubié e pelo cineasta cubano Santiago Álvarez, respetivamente. Esta projeção permitirá aos visitantes mergulhar no ambiente vivido durante a Revolução dos Cravos.
A instalação “Ordem às Palavras de Ordem” de Sofia Castro Espinha Presa pretende convocar todos para o debate de ideias de participação e de liberdade de expressão, inspiradas nas palavras e nos slogans que fazem parte da herança da Revolução de Abril, refletindo a dicotomia entre poder e fragilidade da(s) palavra(s), e a sua relevância em momentos de rutura, recuperando para a atualidade o seu significado e importância cultural, política e social.