Já abriu a época balnear em Cascais

O concelho de Cascais volta a ser o primeiro concelho de Portugal Continental a abrir a sua Época Balnear, que aconteceu nesta quarta-feira, 1 de maio, e vai até 15 de outubro. Serão mais de 50 nadadores-salvadores que vão vigiar 11 praias do concelho.

Abriu, esta quarta-feira, 1 de maio, a Época Balnear em Cascais, e que se prolonga até 15 de outubro. A cerimónia oficial de abertura decorreu na Praia de Carcavelos (junto ao Surf Center) e contou com a presença do Capitão do Porto de Cascais, José Coelho, do presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Carlos Carreiras, e do Diretor Municipal de Ambiente e Sustentabilidade da autarquia, Luís Capão. Igualmente, estiveram presentes várias entidades ligadas ao Dispositivo Municipal de Sensibilização e Fiscalização da Época Balnear de Cascais.

Oeiras Viva Quadrado Fundo Preto

“Vamos ter, certamente, mais um ano de sucesso nas praias do concelho de Cascais”, referiu o presidente da CMC Carlos Carreiras, na cerimónia oficial de abertura, aproveitando ainda para “agradecer às equipas que trabalham durante todo o ano, para que se possa usufruir de praias seguras no concelho”, destacando também o trabalho realizado pelos jovens voluntários no decorrer da temporada balnear. Por sua vez, o vice-presidente da autarquia, Nuno Piteira Lopes, referiu que “neste ano, em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril, gostava de apelar que a praia é um espaço para todos e, por isso, é importante que saibamos respeitar-nos uns aos outros, para que esta seja uma Época Balnear extraordinária em Cascais”.

Já o Capitão do Porto de Cascais, capitão-de-fragata José Marques Coelho, alertou para a necessidade de os cidadãos evitarem comportamentos de risco na praia. “Está provado que nas praias vigiadas os acidentes são muito menores. Temos tido zero mortes nos últimos anos, o que é um sinal bastante positivo. Devemos respeitar a sinalética das praias, as recomendações dos nadadores-salvadores, e ter uma especial atenção às crianças”, referiu. No total, e durante cinco meses e meio, serão mais de 50 nadadores-salvadores que vão estar a vigiar as 11 praias balneares do concelho, das quais 10 têm bandeira azul.

Iniciativa Maré Viva e Praia Acessível regressam em 2024

Contudo, durante a época do Inverno, a CMC garante nadadores-salvadores em seis praias de Cascais. Nesta cerimónia, foram ainda divulgados os vários equipamentos que serão utilizados nas praias, tais como o trator de limpeza de areias da Cascais Ambiente e as Moto 4 da BraveHeart. Por outro lado, também regressam os jovens Maré Viva, que vão continuar a assegurar o apoio na manutenção dos acessos e outras iniciativas ligadas à época balnear. Este programa já tem inscrições abertas, e destina-se para os jovens residentes ou que estudem em Cascais.

Nesta época balnear, regressa também o programa Praia Acessível, Praia para Todos, que este ano vai estar nas praias de Carcavelos, Tamariz e Conceição. Estes locais terão zonas de sombra, exclusivas a pessoas com deficiência e seus acompanhantes, cadeira de transporte de criança no areal, painéis de praia com áudio-guia acessível através de QrCode e folhetos informativos em braille nos postos Maré Viva. Por fim, na próxima sexta-feira, 3 de maio, entre as 14h00 e as 16h00, a Praia de Carcavelos vai receber mais de 200 alunos das escolas de Cascais para participarem em várias atividades de sensibilização e segurança nas praias.

Ações de sensibilização em Carcavelos na próxima sexta-feira

Desta forma, os nadadores-salvadores da BraveHeart vão mostrar aos mais novos como se realiza uma operação de salvamento e outros jogos que promovem a segurança e o bom ambiente na praia. Por sua vez, a Plástico Zero vem até Carcavelos apresentar uma atividade sobre a poluição, de forma a sensibilizar para a não utilização ou redução do uso de plásticos. No mesmo dia, mas da parte da tarde, estará ainda presente a Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo (RALVT), que vai demonstrar um projeto de ciência cidadã de avistamento de cetáceos, mostrando técnicas de como se deve proceder em caso de arrojamento de mamíferos marinhos (golfinhos, baleias ou focas) ou de tartarugas marinhas.

Ainda no âmbito da natureza, e sob o mote ‘Água é Vida’, as Águas do Tejo do Atlântico vão desenvolver um Jogo da Glória com perguntas sobre a importância da água e da sua preservação, a que se juntam os diversos jogos sobre a reciclagem, promovidos pela TratoLixo, bem como atividades de beach tenis e dinâmicas de educação ambiental promovidas pela Câmara Municipal de Cascais.

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?