Começa este fim-de-semana o Mês da Juventude em Oeiras

Começa este sábado, dia 11 de maio, o Mês da Juventude, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO), que decorre até 26 de maio e vai trazer inúmeras atividades para os jovens do concelho.

Entre os dias 11 a 26 de Maio, Oeiras promove o Mês da Juventude, uma iniciativa que vai trazer várias atividades destinadas aos jovens e que se realizam em vários pontos do concelho. Desta forma, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) pretende ir ao encontro dos interesses da população jovem, bem como divulgar o trabalho desenvolvido pelos agentes do concelho. Esta iniciativa arranca já no próximo sábado, 11 de maio com a terceira Mostra Gastronómica ‘Tu És Europa’, que se realiza no Largo 5 de Outubro.

Esta ação é promovida pela Associação ProAtlântico, com o apoio da CMO, e conta com o envolvimento de jovens voluntários provenientes de diversos países. O objetivo é dar a conhecer as suas raízes culturais através da apresentação de danças, músicas e pratos típicos de países como a Alemanha, Áustria, Espanha, Equador, Bélgica, França, Itália, Letónia, Polónia e Turquia. No domingo, 12 de maio, encerram as inscrições para a candidatura às bolsas Gap Year, destinadas a jovens residentes ou estudantes em Oeiras, e que têm como finalidade o financiamento de ‘gap years’ (anos sabáticos).

Taguspark recebe Fórum da Juventude

Na quinta-feira, 16 de maio, realiza-se o Fórum da Juventude, no Taguspark, e que tem como objetivo receber, dos jovens do concelho, entre os 13 e os 30 anos, propostas e ideias concretas a incluir no Plano Municipal de Juventude. Já nos dias 18 e 19 de maio, decorre o Oeiras Action Park, nos skateparks de Caxias e Oeiras, onde haverá demonstrações de três modalidades desportivas radicais. No dia 25, está programado o concurso Oeiras Band Sessions, destinado às bandas de garagem, e que tem como objetivo despertar o interesse dos jovens do concelho, com idade superior a 15 anos, para a prática musical.

Um dos membros das bandas a concurso deve ser residente no concelho. Outro objetivo desta iniciativa é também apoiar os talentos emergentes, promovendo ainda o intercâmbio sociocultural entre os demais intervenientes no meio. A final do concurso, com os concertos das três bandas finalistas, realiza-se no dia 25 de maio, sábado. No entanto, está ainda previsto que, para além de outros prémios, a banda vencedora atue no Festival NOS ALIVE’24 e que as outras duas atuem nas Festas do Concelho’24. No mesmo dia,  e também integrado no Mês da Juventude, está ainda previsto um Batismo de Vela, na Marina de Oeiras/Porto de Recreio de Oeiras.

Inscrições decorrem entre 13 e 22 de maio

Esta iniciativa visa proporcionar uma experiência única numa embarcação, em que é usado apenas o vento para se deslocar, e os participantes podem desfrutar da magnífica paisagem do Rio Tejo e toda a sua envolvência. Esta atividade terá quatro turnos, sendo eles entre as 10h00 e as 12h00, e entre as 12h00 e as 14h00. Da parte da tarde, a iniciativa acontece entre as 14h00 e as 16h00, e depois entre as 16h00 e as 18h00. Cada turno, por sua vez, terá cinco embarcações para batismo, cada uma com capacidade para quatro tripulantes.

Em cada turno, haverá também uma mini formação. Esta iniciativa destina-se a jovens entre os 15 e os 25 anos de idade, sendo que é obrigatório saber nadar. No total, durante todo o dia, serão realizados no máximo 80 batismos, mas a realização desta atividade está limitada às condições climatéricas. As inscrições vão decorrer entre 13 e 22 de maio de 2024, durante os dias úteis, entre as 9h00 e as 17h30. Poderá formalizar a participação na Unidade de Juventude, localizada no Largo 5 de Outubro, em frente à Igreja Matriz de Oeiras. No dia 26 de maio, acontece o evento final do ‘Experimenta-te 2024’, no Largo 5 de Outubro.

‘Oeiras Gaming’ nos dias 25 e 26 de maio

Este é o evento de conclusão das formações, que duraram entre 2 a 3 meses, e destinaram-se a jovens dos 13 aos 18 anos. Esta iniciativa pretende complementar a oferta educativa formal, nomeadamente em áreas artísticas e científicas/tecnológicas. Em 2024, foram desenvolvidas nove atividades formativas. Ou seja, ilustração, fotografia, vídeo, música (banda), criação e costura, cozinha, design e desenvolvimento de jogos, ‘build your robot for the future’ e ‘smart city’. Agora, os projetos finais serão apresentados à comunidade por todos os participantes.


O Mês da Juventude encerra no dia 26 de maio. Nesse dia, bem como no dia 25, decorre, nas instalações do Clube Recreativo dos Leões de Porto Salvo (CRLPS), a terceira edição do ‘Oeiras Gaming’. Esta iniciativa foca-se nos videojogos (Gaming), na sua vertente mais competitiva (e-sports). O ‘Oeiras Gaming’ é de dimensão nacional, e destina-se a jovens de todas as idades e famílias, cruzando gerações num evento surpreendente, onde haverá momentos de lazer e Stands de várias áreas. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

Quer comentar a notícia que leu?