O Open Conventos está de volta a Lisboa nos dias 23, 24 e 25 de maio. Esta é terceira edição do evento e terá 36 conventos, que vão abrir as portas ao público, oferecendo vários itinerários, visitas, conversas e cinema.
Realiza-se, até ao próximo sábado, 25 de maio, a terceira edição do Open Conventos, uma iniciativa gratuita, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Quo Vadis – Turismo do Patriarcado e Universidade Nova de Lisboa. Durante três dias, 36 antigos conventos da cidade abriram as suas portas ao público, com o objetivo de dar a conhecer a sua História, Arquitetura e parte do Urbanismo de Lisboa.
Desta forma, os visitantes vão poder conhecer estes locais, as suas narrativas, autores e quem os habitou, mas também refletir em torno deste património, fomentar o pensamento sobre a cidade e explorar os diferentes modos de organização social e comunitária no passado. “A PAUSA e o SILÊNCIO” é o tema de reflexão escolhido para este ano. Na última quinta-feira, 23 de maio, realizou-se uma conversa aberta e a exibição de um filme, no Centro Cultural Brotéria, que introduziram a questão da organização do tempo e da importância da contemplação e da fruição.
Nos dias 24 e 25, sexta e sábado, há uma vasta programação para conhecer nos 36 conventos que integram esta iniciativa.
Mais de cinco mil visitantes em 2023
Para além das entidades organizadoras, há ainda muitas outras participam neste evento, tais como a Guarda Nacional Republicana, o Instituto Hidrográfico, o Hospital de São José, entre outros hospitais, a FBAUL, o ISEG, a Cervejaria Trindade, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Azulejo, a Assembleia da República, entre outras. Igualmente, o Open Conventos conta também com a colaboração de reconhecidos investigadores e professores universitários que guiam visitas e itinerários e voluntários.
A edição de 2023 contou com a participação de mais de 5000 visitantes e o envolvimento de 32 antigos conventos. Por fim, o programa completo, os itinerários e a informação histórica e cultural sobre cada convento, estão disponíveis no site do Quo Vadis Lisboa.