Estão abertas, até 17 de junho, as candidaturas ao programa BIPZIP 2024. Esta iniciativa representa um investimento da CML na ordem dos 50 mil euros por ano e pretende dar uma resposta estrutural nos 67 territórios abrangidos pelo BIPZIP.
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) abriu esta segunda-feira, 20 de maio, as candidaturas ao Programa BIP/ZIP Lisboa 2024 – Parcerias Locais, dando cumprimento ao novo Ciclo e Regras da 14.ª Edição. O programa tem uma nova dimensão, o Ecossistema BIPZIP, através do qual se pretende iniciar um novo tipo de apoio há muito aguardado pelas comunidades locais. Desta forma, as associações poderão receber apoios, mediante a candidatura de projetos por um período de três a seis anos, obtendo um apoio financeiro semelhante ao anteriormente dado na dimensão “Ignição”.
Este novo ciclo representa um investimento da CML na ordem dos 50 mil euros por ano. Através deste programa, pretende-se ainda dar uma resposta estrutural nos 67 territórios abrangidos pelo BIPZIP. “Os nossos bairros são mais do que habitação. Têm de ter vida, abertura e relação próxima com toda a cidade”, sublinha a vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Filipa Roseta, destacando o programa BIP/ZIP de entre os programas que o município tem em curso para melhorar a qualidade de vida urbana e promover a coesão sócio territorial.
Candidaturas são realizadas online
A intervenção nestas zonas e bairros assenta em projetos participados e que envolvem as populações locais, as associações de moradores, coletividades, organizações não-governamentais e movimentos de cidadãos, bem como as juntas de freguesia e a Câmara Municipal de Lisboa. No entanto, as associações interessadas em integrar este programa devem estar presentes no território há pelo menos 10 anos, e ainda apresentar um projeto aprovado na qualidade de parceira ou promotora.
As candidaturas são realizadas exclusivamente online, até às 17h00 do dia 17 de junho de 2024. Contudo, têm de ser validadas até ao final do quinto dia útil após o fim do prazo de submissão. Igualmente, as entidades devem ainda estar registadas com informação atualizada na plataforma antes de iniciarem a candidatura online. Por fim, e para mais informações, poderá consultar o programa no site do BIPZIP.