Começou, na passada terça-feira, 18 de junho, a construção do Parque do Bahuto, em Campo de Ourique, que vai trazer mais 90 lugares de estacionamento para a freguesia. A obra deverá estar concluída no 1ª semestre de 2025.
A freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa, vai receber, no 1º semestre de 2025, mais 90 lugares de estacionamento, graças ao futuro Parque do Bahuto, cuja obra começou nesta terça-feira, 18 de junho. O início da empreitada contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, do presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Hugo Vieira da Silva, e do Conselho de Administração (CA) da EMEL. Este novo parque de estacionamento terá uma área superior a 1500 metros quadrados e terá ainda zonas verdes, como forma de minimizar o impacto visual no bairro, estando prevista a aplicação de um sistema de jardins verticais nas diversas fachadas.
Durante o ano de 2024, a EMEL converteu uma série de lugares tarifados em lugares exclusivos para residentes, em várias ruas da freguesia, garantindo mais 680 lugares de estacionamento. Segundo Carlos Silva, presidente do CA da EMEL, “este investimento insere-se num conjunto de obras, a levar a cabo pela EMEL, na cidade, com vista a oferecer soluções alternativas de mobilidade e acompanham as necessidades de proteção dos residentes e do comércio local, enquadrada numa melhor gestão do espaço público”.
Em relação ao espaços verdes existentes neste parque, está prevista a aplicação de oito sistemas de jardins verticais nas diversas fachadas, bem como 220 metros quadrados de zonas de enrelvamento, e mais 125 espécies sub-arbustivas em vaso. A área de implantação do parque é de 811 metros quadrados, sendo a área de construção bruta total de 1558 metros quadrados. Para além do futuro parque em Campo de Ourique, a EMEL está também a planear um outro parque de estacionamento, na freguesia de Alvalade, junto ao Mercado, e que deverá também ficar concluído no início do próximo ano. Esta infraestrutura terá 230 lugares.