Daniela Januário, atleta de 16 anos do Recreativo Águias da Musgueira, está representar o clube na Taça de Portugal de Boxe, que decorre até este domingo, 14 de julho, em Aveiro. A boxeadora treina desde os nove anos e já conta com vários títulos nacionais e internacionais.
Está a decorrer, entre os dias 11 a 14 de julho, a Taça de Portugal de Boxe, em Aveiro. Uma das atletas é Daniela Januário, do Recreativo Águias da Musgueira, que espera trazer o título de campeã para Lisboa. A boxeadora tem 16 anos e é treinada por Carlos Morais desde os nove anos e é a única atleta que o clube, sediado na freguesia do Lumiar, vai levar a esta competição. “Já participámos muitas vezes na Taça de Portugal, com outros atletas, mas este ano, só a Daniela é que ficou apurada”, conta ao Olhares de Lisboa o treinador.
“Ela já ganhou alguns torneios internacionais, mas este ano é o primeiro torneio a nível nacional que ela participa”, disse ainda Carlos Morais, revelando que, “num mês, conseguiu fazer três combates” e vencer todos. “Já fomos campeões nacionais e campeões regionais” em boxe, explica o treinador, que está nesta coletividade há 14 anos. “Temos tido muitos campeões”, prossegue, lembrando que, no caso de Daniela Januário, esta conta, atualmente, com “22 combates, nos quais conquistou 20 vitórias”. Igualmente, tem ainda títulos em regionais, nacionais e internacionais. “É uma inspiração para o boxe nacional e internacional. Ela tem tudo, nós treinamos todos os dias”, diz ainda Carlos Morais, que está expetante que a atleta faça uma boa prestação e traga o título para Lisboa.
“A Daniela vai combater uma atleta do Futebol Clube do Porto, mais velha do que ela e de uma categoria acima”, ressalva ainda o treinador, confiante nas capacidades da boxeadora, que, nas palavras de Carlos Morais, “está a começar a sua carreira, mas já tem muitos combates e títulos”. Por isso, considera que a Taça de Portugal “será um título importante”.
Clube promove também futebol em todos os escalões de competição
Para além do boxe, o Águias da Musgueira, com mais de 60 anos de atividade, promove ainda futebol, agregando, ao todo, cerca de 350 atletas. “Destes, 14 estão em competição”, explica ainda Carlos Morais. No futebol, tem todos os escalões de competição, e que participam “em vários campeonatos distritais”. “Nos anos 90, já estivemos na terceira divisão nacional, por isso, somos um clube com muita história a nível regional”, salienta o treinador. Para além disso, já lançou alguns talentos nesta modalidade, como por exemplo o futebolista Renato Sanches, jogador da seleção nacional e que já representou o Sport Lisboa e Benfica, estando atualmente no AS Roma, emprestado pelo Paris Saint-Germain.