A Marcha da Capa – Rica é a grande vencedora das Marchas Populares de Almada 2024, cuja exibição realizou-se na noite deste sábado, 29 de junho, no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”. Recorde-se que, na noite de 23 para 24 de junho, as dez marchas já tinham tido a oportunidade de desfilar na Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade.
Já é conhecida a marcha vencedora do concurso das Marchas Populares de Almada 2024: a Capa-Rica, que conquistou ainda os prémios de Melhor Desfile na Avenida e Melhor Coreografia. O tema apresentado foi “Almada, Berço da Liberdade”, expressão que ressalta o papel histórico e simbólico que a cidade desempenhou em eventos relacionados com a luta pela liberdade e pelos direitos democráticos. Durante o Estado Novo, Almada foi um local importante de resistência e ativismo político, onde muitos habitantes participaram ativamente na oposição ao regime, lutando pela liberdade de expressão, pelos direitos humanos e por melhores condições de vida.
Américo Silva e Marco Mercier foram os ensaiadores e coreógrafos desta marcha, coordenada por Pedro Duarte. Já os arcos foram desenhados por Brandão & Barros e executados por Carlos e Sandra Ferreira. A concepção e execução dos trajes foi de Dino Alves. A marcha inédita apresentada foi ‘Almada, Berço da Liberdade’, com letra de Toy e música de Luís Moreira Silva. Já a segunda marcha apresentada (apenas no pavilhão) foi ‘Marcha de Almada 2015’, com letra de Ferrer Asturiano e música de João Fernando. Á semelhança das restantes marchas, a Capa-Rica também desfilou ao som da Grande Marcha de Almada, que, em 2024, era ‘Almada Vem a Passar’, com música e letra de Cuca Roseta e arranjo de André Santos.
Costa da Caparica e Centro PIA II em segundo e terceiro lugares
Para além da Capa-Rica, o pódio conta ainda com as marchas da Costa da Caparica e do Centro Comunitário do PIA II, que se classificaram em segundo e terceiros lugares, respetivamente. A Costa da Caparica apresentou o tema ‘Até Ver Dia’ e foi ensaiada por Rúbem Coutinho. Os padrinhos eram Joana Almeida e Filipe Salgueiro, o coreógrafo Letras e Esferovite e a coordenadora. Fátima Coutinho. Ana Marques desenhou os arcos e os mesmos foram executados por Letras e Esferovite. Já os trajes também ficaram a cargo de Ana Marques. Por sua vez, a Marcha do Centro Comunitário do PIA II apresentou o tema ‘Teatro sob os holofotes do amanhã’ e foi ensaiada por Érika Miranda e Miguel Ribeiro.
O padrinho era Sérgio Alves e a coreógrafa Érika Miranda. João Marques é o coordenador desta marcha, cujos arcos foram concebidos por Cátia Durão, que também os executou, juntamente com João Marques e Bruno Varela. Igualmente, Cátia Durão também concebeu os trajes, executados por Lígia Garrido e Beatriz Velhinho. Para além dos prémios Melhor Desfile na Avenida e Melhor Coreografia, foi ainda entregue o prémio de Melhor Cenografia à Marcha do Beira Mar de Almada); bem como os de Melhor Letra e Melhor Musicalidade à Marcha do Centro Comunitário do PIA II. Por fim, o Melhor Figurino foi entregue à Marcha da Costa da Caparica.
Concurso surgiu nos anos 90 do século passado
A exibição deste sábado começou com a apresentação da Marcha Inclusiva Rumo ao Futuro (extraconcurso). O júri era composto por Joana Pitanga (cenografia), Inês Coimbra (coreografia), Arminda Moisés Coelho (figurinos), André Santos (música) e MimiCat (letra). Já a apreciação global era feita em conjunto pelo coletivo.
Por fim, as Marchas Populares de Almada surgiram nos inícios dos anos 90 do século XX, e desde então, tornaram-se um evento marcante na cidade. As primeiras marchas foram organizadas nos anos 40 do século XX, sendo que a primeira marcha foi organizada pelo Clube Recreativo Chinquilho Margueirense que desfilou em Lisboa na Feira Popular, tendo ainda se apresentado na Avenida da Liberdade em representação da cidade de Almada.
Classificação final:
1.º Marcha da Capa – Rica
2.º Marcha da Costa da Caparica
3.º Marcha do Centro Comunitário do PIA II
4.º Marcha da Trafaria
5.º Marcha da Charneca
6.º Marcha do Beira Mar de Almada
7.º Marcha da Ramalha
8.º Marcha da Cova da Piedade – SFUAP
9.º Marcha Estrelas do Feijó
10.º Marcha das Barrocas