A primeira etapa da ‘La Vuelta’, a Volta a Espanha em bicicleta, vai passar, no dia 17 de agosto, por Lisboa e Oeiras. A prova de contrarrelógio, com 12 quilómetros, é a primeira da prova, e tem partida do Mosteiro dos Jerónimos e chegada junto à Praia da Torre.
No dia 17 de agosto, sábado, tem início a “La Vuelta”, a Volta a Espanha em bicicleta. A primeira etapa, um contrarrelógio de 12 quilómetros, vai partir de Lisboa, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, e termina em Oeiras, junto à Praia da Torre. A ‘La Vuelta’ é considera uma das mais conceituadas provas de ciclismo do Mundo, e vai trazer, a Portugal, os melhores ciclistas do mundo, mas também as suas equipas e centenas de jornalistas nacionais e internacionais. Esta será a segunda vez que a Volta a Espanha em bicicleta se inicia em Portugal. Recorde-se que a primeira vez foi há 27 anos, em 1997, a propósito da Expo 98.
Espera-se que milhões de espetadores em todo o mundo acompanhem a prova, o que irá trazer uma enorme projeção a Portugal, em especial às localidades por onde a prova irá passar. No total, serão três etapas que vão acontecer em território português, antes do evento prosseguir para território espanhol. Para além do percurso Lisboa-Oeiras, a segunda etapa da ‘La Vuelta’ será entre Cascais e Ourém, a 18 de agosto, domingo, uma distância de 191 quilómetros, prosseguindo depois para o troço Lousã – Castelo Branco (3ªetapa), marcada para 19 de agosto, e que terá 182 quilómetros.
Prova é transmitida em 190 países de todo o mundo
Em outubro, durante a apresentação do evento, Luís Castro, responsável pela comunicação da ‘La Vuelta’, explicou que esta prova é transmitida em 190 países e que a edição de 2024 conta com a parceria de oito entidades. Ao mesmo tempo, a prova será ainda acompanhada por cerca de mil jornalistas de 300 órgãos de comunicação social de todo o mundo. “É uma grande oportunidade de promover o país e o Interior”, acrescentou, na época.
Igualmente, o também jornalista explicou que o investimento total é de cerca de dois milhões de euros, em que cerca de um milhão será financiado pelas autarquias de Lisboa, Oeiras e Cascais, e o restante pelo Turismo de Lisboa e Turismo do Centro. Por fim, este evento gera uma receita a rondar os 120 milhões de euros em Espanha.
N.R: artigo atualizado dia 23/07/24 às 18h35