A Junta de Freguesia da Misericórdia, em Lisboa, inaugurou, na última quarta-feira, 3 de julho, novo espaço de recreio, totalmente inclusivo, no Jardim Sá da Bandeira, na Praça D. Luís. Este parque infantil foi pensado para todas as crianças, independentemente da sua condição física ou cognitiva.
A freguesia da Misericórdia, em Lisboa, tem um novo espaço de recreio no Jardim Sá da Bandeira, na Praça D. Luís, pensado para todas as crianças. Este novo parque infantil é totalmente inclusivo e conta com um pavimento de segurança e oito equipamentos lúdicos inclusivos, para além de outro mobiliário urbano de apoio. Com este novo espaço lúdico, pretende-se ajudar a capacidades motoras, cognitivas, sociais, emocionais e criativas, fundamentais ao crescimento e desenvolvimento das crianças.
No total, este espaço conta com uma área de 346m2, o que revela a ampliação do espaço previamente existente, que tinha 112m2. Este parque inclusivo é uma obra totalmente financiada pela Junta de Freguesia da Misericórdia, num investimento de cerca de cem mil euros. Alguns dos equipamentos que se podem encontrar neste espaço são os tradicionais baloiços, um dos brinquedos mais tradicionais e mais procurados e encontrados nos parques infantis, incluíndo um baloiço em formato de “D”. Este pode ser utilizado tanto por crianças com e sem controlo sobre o tronco.
Equipamentos inclusivos
No recinto, também existe um carrinho de baloiço com mola, que pode ser utilizado por grande parte das crianças com deficiência motora com controlo de tronco. Estas podem utilizar este brinquedo em segurança, uma vez que tem uma barra de apoio. Contudo, também pode ser utilizado por crianças sem deficiência, tal como o brinquedo de mola presente no mesmo local. Outro equipamento lúdico é ainda o baloiço com mola em forma de ninho, que pode ser utilizado por uma grande diversidade de crianças, com ou sem controlo do tronco. Mais destinado para utilizadores de cadeiras de rodas e/ou pessoas com mobilidade reduzida, este novo parque conta ainda com uma cama elástica.
Por fim, foi ainda instalado um escorrega com formato de autocarro, que pode ser usado pela grande parte das crianças em cadeiras de rodas, uma vez que inclui uma rampa de acesso ao interior do escorrega, que conta com medidas alargadas que permitem às crianças usufruir do mesmo com a ajuda de um adulto, sendo ainda atrativo para crianças sem deficiência. Para além dos equipamentos infantis, há ainda mesas de apoio, com encaixe de cadeira de rodas, permitindo assim uma aproximação frontal à mesa. Já os bancos com encosto são mais ergonómicos, dando um maior conforto à população que os utiliza.