Maria Confraria, com Jet Set (puro sangue lusitano), foram o único binómio português a participarem no Campeonato Da Europa de Póneis FEI (Dressage European Championship for Children, Juniors and Ponies), que decorreu em Opglabbeek (Bélgica). Maria Confraria foi a única atleta portuguesa, a participar neste escalão. Na bagagem, alem da responsabilidade, levou sobretudo vontade conhecer e aprender sobre a sua paixão – a equitação.
Maria Confraria e o puro sangue Lusitano Jet Set de Zaldi foram o único conjunto nacional, da Academia J Cardiga, em Oeiras, a participar no FEI Dressage European Championship for Children, Juniors and Ponies, que decorreu de 25 a 28 de Julho em Opglabbeek, Bégica.
Com determinação, demonstraram a sua habilidade, cumprindo o objetivo estabelecido para esta competição. “O objetivo que traçamos (eu o meu treinador), foi terminar a aventura vivida com o lusitano Jet Set, tendo a experiência enriquecedora, de participar num Europeu”, revela Maria Confraria, de 14 anos de idade.
Maria Confraria entrou na Academia J Cardiga, em 2019. Em 2022, iniciou a competição no Trofeu Nacional de Dressage Póneis, com o Jet Set, nos Iniciados, terminando em 2º lugar. Em 2023, passou para o escalão Póneis FEI. Competição de nível internacional, muito mais exigente. Qualifica-se para o Campeonato Nacional Dressage Póneis e termina como Vice-Campeã. Neste ano, Maria declara o seu desejo de se qualificar para um Europeu
O sonho de participar num europeu
A partir daí começaram os desafios. Medir o Pónei oficialmente. Foi preciso ir a Espanha, Portugal não tem conseguido dinamizar este escalão, tao necessário à formação da pirâmide desportiva.
Participar nas competições de dressage Internacionais (CDI) e nacionais (CDN), para obter as marcas necessárias… tudo se foi ultrapassando, até chegar ao objetivo. Participar no tão desejado Europeu!
João Pedro Cardiga não se mostrou surpreendido pela 50º posição: “Para um conjunto tão pouco experiente e jovem, a dupla conseguiu superar a pressão deste tipo de competição”, lembrando que “cada competição é uma oportunidade de aprendizagem e crescimento. Embora a nossa última nota não tenha refletido o verdadeiro potencial, da Maria e do jet estamos determinados a prender com as falhas, melhorar e continuar mais fortes.”
João Cardiga sublinhou, ainda, ” o esforço e a dedicação de Maria e Jet Set, destacando que a experiência adquirida neste campeonato será valiosa para o futuro.