A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) aprovou um Memorando de Entendimento com a Universidade Nova de Lisboa (UNL) para apoiar o Projeto ‘Quartos Acessíveis’, uma iniciativa que visa aumentar a oferta de alojamento a preços acessíveis para estudantes universitários.
O Projeto ‘Quartos Acessíveis’, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), vai ser apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO), através de uma comparticipação financeira no valor de
mais de 14 mil euros. Igualmente, a autarquia compromete-se ainda a promover e divulgar a iniciativa junto de potenciais parceiros e agentes sociais, garantindo a maximização do impacto social e económico desta ação. Para a CMO, a habitação e a educação são prioridades estratégicas, e por isso, associou-se ao projeto, que surge em resposta à crescente dificuldade dos estudantes universitários em encontrar habitação a preços acessíveis na Área Metropolitana de Lisboa.
No entanto, o ‘Quartos Acessíveis’ visa não só aumentar a oferta de alojamento estudantil, mas também contribuir para a coesão social e a melhoria da qualidade de vida dos estudantes e das famílias que os acolherem. Este projeto é coordenado pela UNL, e tem maior incidência nos municípios onde há campus universitários, pois promove a criação de novas residências e incentiva a otimização da capacidade habitacional existente. Ao mesmo tempo, pretende ainda criar novos quartos acessíveis, a captação de quartos existentes e o emparelhamento simples, rápido e seguro entre prestadores públicos ou privados e estudantes universitários, facilitando o seu acesso a opções de alojamento compatíveis com as condições financeiras das suas famílias.