A Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do Partido Socialista (PS) vai a eleições e um dos candidatos à presidência já é conhecido: Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, eleito pelo PS nas autárquicas de 2021.
Ricardo Leão, atual presidente da Câmara de Loures, anunciou, este sábado, 3 de agosto, a sua candidatura à presidência da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do Partido Socialista. Este organismo é uma estrutura, dentro do PS, que funciona a nível distrital, e que coordena a ação desenvolvida pelas concelhias do distrito de Lisboa, à excepção dos concelhos de Alenquer, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Atualmente, tem como presidente Pedro Pinto de Jesus, sucessor de Duarte Cordeiro, antigo ministro do Ambiente.
A apresentação pública da candidatura de Ricardo Leão a este organismo será no dia 9 de setembro, às 21h00, no Largo do Rato. “Vamos encher a sala para mostrar a força do nosso projeto”, escreveu o autarca de Loures numa missiva enviada aos militantes do PS. Na base da sua candidatura estão objetivos como a preparação para as Eleições Autárquicas; o Fortalecimento das Estruturas Locais; a Inclusão e Participação Democrática; Descentralização e Novos Fundos Europeus; Desenvolver a AML, entre outros. “Os desafios futuros são muitos, o próximo ciclo político será exigente e pede, de todos nós, empenho. Essa é a minha garantia”, diz ainda Leão.
Leão apela ao apoio de todos os militantes socialistas
Na mesma comunicação, o autarca justificou ainda a sua candidatura com a necessidade de “resolver problemas, melhorar vidas, arregaçar as mangas e trabalhar pelo próximo. Quero continuar a trabalhar por todos os que vivem na nossa Área Urbana, de Arruda a Sintra, de Lisboa a Mafra. A ambição por um distrito verdadeiramente igual, fraterno e justo é o que nos move”. No entender de Ricardo Leão, a sua candidatura será ainda pautada pela “proximidade, militância e compromisso, com o território, com a FAUL e com os militantes”.
Igualmente, Ricardo Leão quer ainda que esta seja uma candidatura que tenha o contributo de todos os militantes socialistas. “À imagem dos anteriores presidentes, principalmente do Duarte Cordeiro e do Pedro Pinto de Jesus, darei o melhor de mim para assegurar uma FAUL forte e vitoriosa. Peço-vos empenho na construção do nosso programa coletivo e nos nossos territórios para a materialização desse programa, bem como empenho numa participação política ativa”, finaliza Ricardo Leão.