A Câmara Municipal de Almada (CMA) associou-se ao projeto Tree Tag, através do qual irá etiquetar várias árvores do concelho com informações sobre elas.
Almada é um dos sete municípios portugueses que se associou ao projeto europeu Tree Tag, que diz respeito a uma etiqueta sustentável com informações sobre o seu valor. Em Almada, foram escolhidas 20 árvores pelos benefícios para a comunidade, para integrarem este projeto.
Estes exemplares ficam em jardins e arruamentos de todo o concelho, sendo alguns deles o grande sobreiro do Parque da Paz, a grevílea de grande porte do jardim do Museu de Almada – Casa da Cidade ou o dragoeiro centenário do Presídio da Trafaria.
Em Portugal, existem 100 árvores neste projeto, e que se distribuem pelos municípios de Lisboa, Almada, Cascais, Coimbra, Loulé, Vila Real e Santa Maria da Feira. O objetivo da Tree Tag é chamar a atenção para a importância das árvores, especialmente das árvores de grande porte.
As etiquetas colocadas apresentam informações sobre os “serviços prestados” por uma árvore específica. Desta forma, é possível saber a quantidade de poluição atmosférica que a árvore capta, a quantidade de oxigénio que fornece ou a quantidade de água da chuva que retém.
A lista de árvores selecionadas, assim como a informação sobre cada uma, está disponível para consulta no site da Câmara de Almada.