A Câmara Municipal de Lisboa (CML) inaugurou, esta sexta-feira, 13 de setembro, a Escola Básica Infante D.Henrique, no Parque das Nações, e que foi alvo de obras de requalificação, um investimento no valor de quatro milhões de euros.
No arranque do ano letivo, a Câmara Municipal de Lisboa (CML), inaugurou, nesta sexta-feira, 13 de setembro, a Escola Básica Infante D.Henrique, no Parque das Nações, e que foi alvo de uma empreitada que consistiu na beneficiação geral dos dois edifícios escolares e recuperação dos arranjos exteriores. Este é um investimento de cerca de quatro milhões de euros. O novo espaço tem capacidade para 314 alunos, dos quais 100 são do Jardim de Infância, 208 alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e seis alunos frequentam a Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência.
Por sua vez, esta requalificação envolveu a criação de novos espaços de recreio exterior, com cobertura para o Jardim de Infância (J.I.) , novos equipamentos desportivos e espaços de jogo e brincadeira informal, instalação de equipamentos infantis, renovação total do sistema de isolamento térmico e acústico dos edifícios e novas soluções otimizadas de circulação de ar. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, com esta requalificação, foi possível “aumentar o número de salas de atividades”, incluir uma nova sala de repouso e um gabinete médico, mantendo a sala polivalente autónoma, “sem aumentar a área de construção”.
CML quer investir 85 milhões de euros na Educação
Foi ainda instalado um elevador no edifício da Escola Básica Infante D. Henrique, e criada uma sala Snoezelen como dependência da sala de motricidade, e uma biblioteca, incluída na rede de bibliotecas escolares. “Aqueles que estão aqui podem sentir um orgulho muito grande na renovação, quase uma construção nova, desta escola”, afirmou o presidente da CML. O investimento nesta escola, no valor de cerca de quatro milhões de euros, integra um plano de investimentos de 85 milhões de euros da autarquia na área da Educação.
Moedas referiu ainda que a autarquia aprovou um pedido de empréstimo para dar continuidade à requalificação de 61 escolas que são geridas pelo município, no âmbito da descentralização de competências, e para a construção de creches. A Escola Básica Infante D. Henrique está integrada no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, e “embora tenha sido construída no início do século XXI, não salvaguardava as atuais exigências do ponto de vista térmico, acústico e de segurança”, sublinhou ainda o autarca.
Fotos: Américo Simas/CML