A Câmara Municipal de Lisboa (CML) recebeu, na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, a sessão de votação para a categoria ‘Non-Scripted Entertainment’, dos Emmy. Desta forma, mais de 30 personalidades da televisão nacional estiveram na Sala de Arquivo dos Paços do Concelho, a avaliar centenas de formatos televisivos de todo o mundo.
Mais de 30 personalidades da televisão portuguesa estiveram, na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, nos Paços do Concelho, a avaliar centenas de formatos televisivos de todo o mundo, a fim de escolher os nomeados para a categoria ‘Non-Scripted Entertainment’, dos Emmy. O painel de jurados incluiu figuras de destaque dos três principais canais de televisão em Portugal – RTP, SIC e TVI, e a votação antecedeu um jantar de gala, que aconteceu ao final do dia de sexta-feira, no Museu da Carris, e onde estiveram cerca de 200 convidados, incluindo diversas personalidades das artes e da cultura em Portugal. Catarina Furtado e Gilmário Vemba (RTP), Cláudia Vieira e Ricardo Pereira (SIC), e Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira (TVI) apresentaram o evento.
Vencedores são anunciados em novembro
Esta foi a 10ª sessão da votação portuguesa para Semifinal dos International Emmy Awards 2024, e a sessão de visionamento e votação decorreu à porta fechada. Os jurados avaliaram formatos como reality shows, game shows, telenovelas, entre outros. Alguns dos nomes que estiveram presentes nesta eleição são figuras públicas bem conhecidas do público, tais como Alexandra Lencastre, Andreia Rodrigues, César Mourão, Gabriela Sobral, Isabel Figueira, José Carlos Malato, Júlia Pinheiro, Nuno Eiró, Rita Pereira, Sílvia Alberto, Vanessa Oliveira, entre outros.
Os vencedores da categoria ‘Non-Scripted Entertainment’ e das restantes categorias serão anunciados na cerimónia oficial dos International Emmy Awards, que se realizará a 25 de novembro de 2024, no New York Hilton Midtown, em Nova Iorque. Os prémios que distinguem os melhores programas de televisão de todo o mundo são atribuídos pela International Academy of Television Arts & Sciences. Desde 2016, e por iniciativa de André Sampaio, embaixador da Academia Internacional de Televisão, Portugal tem sido o palco de semifinais dos International Emmy Awards, sendo que, este ano realiza-se a 10ª edição de votação no país, reforçando a importância da produção nacional no cenário internacional.
Portugal já foi distinguido em três ocasiões com este galardão, sendo a primeira vez em 2010, com a novela ‘Meu Amor’ (TVI). No ano seguinte, foi a vez da coprodução SIC/TV Globo ‘Laços de Sangue’, e, sete anos depois, em 2018, foi distinguida a novela ‘Ouro Verde’ (TVI). Ao longo dos anos, as produções portuguesas somaram um total de 12 nomeações para os International Emmy Awards.