Câmara de Oeiras premiou melhores alunos com viagem a Pequim

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) premiou 12 alunos do concelho, que se distinguiram pelos bons resultados académicos, com uma viagem a Pequim. Aqui, os jovens vão ter uma reunião com o presidente do Distrito de Dongcheng e visitar empresas e centros tecnológicos.

Doze alunos de Oeiras, que no último ano letivo, se distinguiram pelos bons resultados académicos, receberam uma viagem a Pequim. Esta viagem decorre entre os dias 10 e 17 setembro e é um prémio atríbuido pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO), no âmbito de distinguir os Melhores Alunos Finalistas do Ensino Secundário, uma iniciativa instituída pelo Município e aprovada em reunião de Câmara Municipal, como forma de reconhecimento e valorização do seu desempenho escolar.

Segundo a CMO, esta é uma oportunidade para estes jovens viverem novas experiências de enriquecimento pessoal. O destino da viagem é o Distrito de Dongcheng (Pequim) e decorre no âmbito do acordo de cooperação que existe entre os dois Municípios e que prevê – conforme a deliberação aprovada por unanimidade pelo executivo municipal a 16 de abril de 2024 – os intercâmbios de jovens estudantes. Por sua vez, o Município de Oeiras irá também receber um grupo de jovens estudantes vindos daquele distrito chinês. Esta comitiva será liderada pelo presidente da CMO, Isaltino Morais, pelo vereador com o pelouro da Educação, Pedro Patacho, e por um técnico superior do Departamento de Educação do Município.

Jovens vão visitar centros tecnológicos de Pequim

Do programa constam audiências e visitas oficiais com o presidente do Distrito de Dongcheng, Jin Hui, bem como com empresas e centros tecnológicos locais. A Educação é uma das prioridades políticas do executivo camarário de Oeiras, liderado por Isaltino Morais. No ano letivo 2023/24, a CMO atribuíu 1200 bolsas de estudo aos alunos que queriam prosseguir os estudos universitários e não tinham capacidade financeira para suportar os custos das propinas.

Nos últimos seis anos, o Município de Oeiras já atribuiu um total de 3.471 bolsas de estudo. Na mesma área, a autarquia atribuí ainda o Prémio Noronha Feio, que reconhece o melhor aluno finalista do terceiro ciclo na Escola Básica Professor Noronha Feio.

Quer comentar a notícia que leu?