A Casa do Jardim da Estrela, equipamento que integra a rede ‘Um Teatro em Cada Bairro’, assinala o primeiro aniversário neste sábado, 28 de setembro, com uma programação para todos os públicos e com entrada livre.
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinala, este sábado, dia 28 de setembro, o primeiro aniversário da Casa do Jardim da Estrela, equipamento que integra a rede ‘Um Teatro em Cada Bairro’. Para comemorar a data especial, a autarquia preparou uma programação para todos os públicos e com entrada livre. Este espaço foi inaugurado a 24 de setembro de 2023, e apresentou-se com o objetivo de promover o acesso à cultura, à criação artística, à educação ambiental, ao conhecimento e à formação para a sustentabilidade, contando com o envolvimento e a participação dos agentes culturais locais e da comunidade.
Este é centro cultural de proximidade localizado no Jardim da Estrela, e que tem ainda desempenhado um papel fundamental na consolidação de uma oferta cultural diversificada e regular. “O projeto Um Teatro em Cada Bairro é a melhor expressão daquilo que queremos para a cultura em Lisboa: uma cultura que valoriza a identidade e a alma de Lisboa, próxima dos lisboetas e aberta à inovação. Quase dois anos depois da inauguração do primeiro Teatro em Cada Bairro, hoje já estamos em seis freguesias – seis freguesias onde a cultura chega aos bairros e às comunidades. E vamos continuar a expandir a rede, para colocar a cultura no centro da nossa ideia de cidade. Uma cidade onde a cultura é feita para e pelas pessoas”, afirma o presidente da CML, Carlos Moedas, que irá participar nas comemorações.
Mais de 30 mil pessoas visitaram o espaço
A Casa do Jardim da Estrela oferece ainda um serviço de biblioteca e uma programação variada e inclusiva, disponibilizada de forma gratuita à comunidade e ao território. Ao longo do seu primeiro ano de atividade, mais de 30 mil pessoas participaram em quase 250 iniciativas, entre as quais oficinas, espetáculos, concertos, exposições, lançamentos de livros, ações de formação e acolhimentos.
A programação para este sábado inclui um Passeio botânico-poético e um encontro de prática de yoga e meditação Jornadas de Yoga do Ser, por Mariana Pacheco bem como o espetáculo de fábulas Animais Fantásticos, de André Murraças, o workshop Café: a bebida que revolucionou o mundo, ou numa aula de Kore – Movimento Fascial Integral, entre outras propostas. No entanto, estão ainda previstas as atuações do Trio de Madeiras MPMP – Património Musical Vivo e das Batucadeiras das Olaias. A fechar a festa, Luís FMR e LAMIM realizam um DJ set colaborativo. A entrada em todas as atividades é livre, sujeita à lotação dos espaços.