Entre os dias 11 e 15 de setembro, o concelho de Cascais recebe o III Festival da Terra, um evento que junta várias atividades voltadas para a natureza e a sustentabilidade, entre as quais colóquios e workshops. As inscrições já estão abertas e são gratuitas para participantes até os 14 anos.
A Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I estão a promover, entre os dias 11 e 15 de setembro, a terceira edição do Festival da Terra, um evento que terá como lema “Natureza, ciência, vida – Rumo a um novo paradigma”. Este é o tema do colóquio que vai reunir 12 palestrantes, que vão partilhar, entre os dias 11 e 13, várias abordagens inovadoras sobre a Teia da Vida, no auditório da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
Por sua vez, o objetivo deste evento será debater temas como a ciência, a filosofia e a natureza podem guiar os participantes em direção a um novo paradigma. Igualmente, nos dias 14 e 15 de setembro, mais de 40 formadores, músicos e palestrantes irão proporcionar uma experiência imersiva de conexão com a natureza. Os interessados podem participar em todas as propostas do evento ou apenas no colóquio ou nas atividades do fim de semana.
Nos mesmos dois dias, estão programadas cinco workshops, que versam sobre os temas ‘Criação artística com elementos naturais’; ‘Explorando do micro ao macrocosmo’; ‘A natureza como terapeuta’; ‘A natureza como fonte de inspiração’; e ‘Redescobrindo-se pela natureza’, sendo este último destinado às crianças. O III Festival da Terra é promovido pela Nova Acrópole Oeiras-Cascais, contando com o apoio da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais. A Nova Acrópole é uma ONG focada em Filosofia, Cultura e Voluntariado, e desde 2014 que promove diversas atividades em Cascais. Pode consultar o programa completo deste evento no site oficial da iniciativa.