A empresa de tecnologia americana Iterable veio de São Francisco para Lisboa com um centro de inovação dedicado à investigação e ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, sendo a mais recente empresa que integra o leque de ‘empresas unicórnio’ da Unicorn Factory.
A Unicorn Factory, no Beato, tem mais uma empresa no seu conjunto. É a Iterable, empresa ligada ao setor da tecnologia, que traz para a capital portuguesa um centro de inovação dedicado à investigação e ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. O CEO e fundador, Andrew Boni, participou num evento organizado pela Unicorn Factory no Beato, que teve a presença de Carlos Moedas. “A Iterable tem tido uma trajetória de crescimento incrível — temos agora mais de 1.200 clientes em mais de 50 países ao redor do mundo. À medida que continuamos a crescer e a expandir globalmente, não procuramos apenas abrir escritórios — estamos à procura de locais que encarnem o nosso espírito de possibilidades infinitas e a nossa fome por impacto significativo”.
“Em Lisboa, descobrimos uma cidade que encapsula perfeitamente esta energia, ambição e mentalidade. O enorme apoio dos parceiros locais, líderes e da comunidade em geral confirmou que Lisboa é um lugar extraordinário para construir empresas duradouras. Estamos aqui para ajudar a fomentar o crescimento desta comunidade e contribuir para a sua vibrante história de inovação nos próximos anos”, diz Andrew Boni, citado em comunicado. O novo centro de inovação em Lisboa vai apoiar a expansão internacional da Iterable e recrutar até 100 engenheiros naquele que é o primeiro escritório da empresa na Europa.
Empresas da Unicorn Factory já são 67
Por sua vez, afirmar o presidente da autarquia de Lisboa, Carlos Moedas, “cada empresa tecnológica que se instala em Lisboa significa mais emprego, melhores salários e melhores oportunidades para os lisboetas, sobretudo para os mais jovens. Esse é o verdadeiro valor da inovação: o de transformar a vida das pessoas. Esse é o trabalho que estamos a fazer com a Fábrica de Unicórnios”. Atualmente, são já 67 as empresas tecnológicas que instalaram novos centros de inovação em Lisboa desde que foi lançada a Unicorn Factory em 2022.
No total, estas empresas estão a recrutar mais 15 mil pessoas na cidade, e participam ativamente em programas de aceleração que visam apoiar pequenos empreendedores a crescer e internacionalizar os seus negócios. A Iterable é uma plataforma de comunicação com clientes, impulsionada por IA e conta com escritórios em São Francisco, Nova Iorque, Denver, Londres, Sydney e agora Lisboa. Até ao momento, a empresa estabeleceu uma forte presença internacional e conta atualmente com mais de 1.200 clientes em mais de 50 países, incluindo marcas como Wolt, Cinemark, Box e Redfin.
Fotos: Carlos Morais da Silva – CML