A Junta de Freguesia das Avenidas Novas (JFAN) está a celebrar 11 anos de existência e, por isso, está, até ao próximo domingo, a promover uma programação especial, que terá, para além da habitual sessão solene, marcada para domingo, dia 29 de setembro, iniciativas culturais, destinadas para todos.
Desde a última segunda-feira, 23 de setembro, e até ao próximo domingo, 29 de setembro, a Junta de Freguesia das Avenidas Novas (JFAN) está a promover uma programação especial, que culminará com a habitual sessão solene de celebração do 11º aniversário da JFAN, que acontece no domingo, pelas 17h00, na Ordem dos Contabilistas Certificados. Nesta sessão, serão homenageadas oito grandes personalidades da sociedade, nas áreas da Cultura, Desporto, Medicina, Comunicação, Forças de Segurança e da Esfera Empresarial.
No entanto, a programação começou na segunda-feira, 23 de setembro, com uma Noite de Fados no Jardim do Arco do Cego, e onde participaram os músicos André Ramos, Bernardo Sá Nogueira, António Martins e José Inácio. Na terça, 24 de setembro, realizou-se a apresentação do livro de Vítor Luís Eleutério, intitulado ‘Curiosidades e Memórias das Avenidas Novas’, e nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, estava programada a atividade “Artes nas Avenidas”, também no Arco do Cego, mas devido às condições climatéricas adversas, o evento foi cancelado. Por sua vez, esta quinta, dia 26, há Ópera, com o concerto dos ‘3 Barítonos’, um espetáculo musical que ser realizará no Jardim do Arco do Cego pelas 21h00.
30 músicos em palco
“Os 3 Barítonos” é um concerto divertido, inspirado nos “Três Tenores”, com três dos maiores barítonos portugueses da atualidade, André Henriques, Diogo Oliveira e João Merino, que vão interpretar as mais populares árias para barítono e outras obras curiosas, num total de 13 temas. Em palco estarão 30 músicos, incluindo o maestro e três cantores protagonistas da Associação Voz de Setúbal. Na sexta-feira, 27 de setembro, há o espetáculo ‘Do Bunker para as Avenidas’, no Jardim do Arco do Cego. Esta iniciativa traz três atuações de jovens talentos que cantam e que vão surpreender tudo e todos, naquele que será um concerto ao ar livre. Este festival celebra o talento emergente português, trazendo para o palco artistas que se destacam pela autenticidade e originalidade das suas composições.
Por sua vez, o evento é organizado pelo Bunker Studios e convida músicos e bandas em ascensão a apresentarem o seu trabalho autoral, oferecendo ao público uma experiência única e diversificada. O Bunker Studios é um estúdio de música fundado por quatro amigos apaixonados pelas artes, e é mais do que um estúdio de gravação, ou seja, é um lugar onde se respira música, sendo palco de projetos de produção, captação musical para espetáculos, álbuns, singles, ou até, entrando também no universo das redes sociais, gravação de vídeos para as diferentes plataformas. Por isso, este festival é uma extensão dessa filosofia: abrir as portas do estúdio e levar a música da sala de captação para as Avenidas Novas, promovendo novos talentos e oferecendo-lhes um lugar para mostrar o seu trabalho.
Jazz e Teatro encerram programação
Desta forma, cada artista ou banda convidada terá a oportunidade de apresentar músicas originais, permitindo ao público conhecer o futuro da música portuguesa. Já no sábado, dia 28, o Avenidas Hot Jazz regressa ao Jardim do Arco do Cego, pelas 18h30, com o Quarteto Marques / Cabaud, que é composto por Gonçalo Marques no Trompete; Demian Cabaud no Contrabaixo; John O’Gallagher no Saxofone e Jeff Williams na Bateria.
Os parceiros Gonçalo Marques e Demian Cabaud convidaram Jeff Williams e John O’Gallagher, dois grandes nomes dos expoentes máximos do jazz nova-iorquino para uma atuação única. No dia 29, domingo, para além da sessão solene à tarde, a JFAN vai ainda promover Teatro Infantil ao ar livre, no Jardim do Arco do Cego. Esta iniciativa é gratuita e destina-se a toda a família.
Foto de capa: JFAN