Mais de três mil participantes estiveram na 12ª edição do ENVE

A 12ª edição do Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE), que se realizou no Passeio Marítimo de Algés, no último fim-de-semana, dias 21 e 22 de setembro, excedeu todas as expetativas, tendo estado presentes mais de três mil participantes, adianta a organização. Devido ao sucesso da iniciativa, o ENVE volta a realizar-se em Oeiras em 2025.

No passado fim de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, realizou-se no Passeio Marítimo de Algés o Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE), um dos maiores eventos nacionais dedicados à mobilidade elétrica. Esta foi a 2ª edição do evento, e foi coorganizada entre a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), o Município de Oeiras e a Parques Tejo.

Na manhã de sábado, dia 21, realizou-se o momento inaugural, conduzido pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Isaltino Morais, que após proceder, simbolicamente, à ligação da tomada inaugural do evento, parabenizou a organização por realizar um evento de grande dimensão “a que os portugueses devem vir, para que possam ficar mais esclarecidos sobre a mobilidade elétrica”.

Evento tinha um veículo autonómo para experimentar

O autarca visitou os vários stands existentes e esclareceu algumas questões sobre soluções de carregamento, benefícios de meios suaves de mobilidade, realizando também alguns test drive de veículos das várias marcas aí presentes. Após a abertura formal do ENVE, além de cumprimentarem muitos dos presentes nos stands das várias marcas, a comitiva, que, para além de Isaltino Morais, incluía membros do executivo municipal e da organização do evento, realizou uma viagem experimental em veículo autónomo, presente pela primeira vez em Portugal, e que foi produzido em cooperação entre as empresas turcas Karsan e Adastec. Este foi um dos principais pontos de atração do ENVE 2024, no qual viajaram dezenas de participantes, entre eles Ricardo Oliveira, da World Shopper; Sérgio Magno, diretor da Exame Informática, e o conhecido locutor de rádio Fernando Alvim.

Para Ali Ishan Danisman, CCO da Adastec, o ENVE revelou-se como um sucesso na apresentação das tecnologias que se encontram a desenvolver ao nível dos veículos autónomos “porque as pessoas têm curiosidade, fazem perguntas e ficam entusiasmadas com a ideia de que, dentro de alguns anos, autocarros como aquele que revelamos possam ser uma realidade diária nas cidades”. Igualmente, e a par das inúmeras atividades para toda a família, promovidas pelas empresas participantes, realizaram-se também várias talks e mesas redondas no ENVE Lounge, entre elas a “Tertúlia Elétrica: Transportes Públicos”, que aconteceu no fim da tarde de sábado, e onde estive presente o presidente da Parques Tejo, Rui Rei, onde apresentou a estratégia que se encontra a ser seguida por Oeiras ao nível da criação de eixos estruturantes de transporte público em sítio próprio.

ENVE realiza-se novamente em Oeiras no próximo ano

Já no final de domingo, dia 22 de setembro, no momento de encerramento do ENVE, Pedro Faria, presidente da Direção da UVE, agradeceu à Câmara Municipal e à Parques Tejo o empenho demonstrado para que o evento se realizasse. Segundo o responsável, esta 12ª edição do ENVE foi marcada por vários recordes, estando presentes um total de 97 expositores, 120 marcas presentes, e pela primeira vez, registaram-se mais de mil carros elétricos presentes no recinto, o que permitiu exceder o objetivo de conseguir mais três mil participantes neste evento.

Pedro Faria anunciou ainda, em conjunto com Rui Rei, que a 13ª edição do ENVE, em 2025, irá também decorrer no Passeio Marítimo de Algés, aproveitando as extensas potencialidades que o espaço oferece para as empresas e entidades participantes. Desta forma, esta será a primeira vez que o ENVE se realiza no mesmo munícipio por dois anos consecutivos. A Parques Tejo, em comunicado, aproveita ainda para agradecer “a todos os voluntários e empresas envolvidos na organização do ENVE, bem como aos milhares de participantes que mostraram, ao longo dos últimos dois dias, que Oeiras é o verdadeiro centro da mobilidade elétrica em Portugal”.

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?