As eleições para as federações do PS terminaram este sábado e entre as 19 estruturas e muitas listas únicas houve poucas mudanças (apenas Braga, Aveiro, Leiria e Baixo Alentejo tinham mais do que um candidato a disputar a liderança). A vitória mais expressiva foi para o candidato à liderança da federação de Lisboa, Ricardo Leão, candidato único, venceu com uma esmagadora confiança dos militantes: 97% dos votos.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, é o novo presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do Partido Socialista, eleições que ganhou com 97% dos votos e sucedendo a Duarte Cordeiro.
A eleição, que decorreu na sexta-feira, teve a participação de 70% (4.907) dos eleitores com capacidade eleitoral ativa, que, no total, são 7.010.
Ricardo Leão, atual presidente da Câmara de Loures, diz que esta foi “uma votação expressiva” que dará “confiança para este mandato”. “Agora, passado este ciclo eleitoral interno é altura de nos focarmos nos ciclos vindouros para qualificar a militância, projectar o futuro para a área urbana e preparar bases sólidas para as eleições autárquicas”, afirma o novo presidente, que sucede ao ex-ministro socialista Duarte Cordeiro.
Das pessoas que votaram, 97% (4.760) escolheu dar o seu voto a Ricardo Leão, que encabeçava a única lista para suceder a Duarte Cordeiro. Houve 147 votos brancos ou nulos.
As eleições para as federações do PS decorreram entre sexta-feira e sábado, mas apenas em quatro das 19 há disputa já que a grande maioria será candidatura única, sendo certo que em nove das estruturas ficará o mesmo presidente.
Segundo fonte oficial do PS, nesta corrida eleitoral federativa em território continental (Madeira e Açores têm um calendário próprio) têm capacidade eleitoral e poderam votar cerca de 56 mil militantes do PS.
Nas primeiras eleições para estas estruturas da era de Pedro Nuno Santos como secretário-geral do PS houve apenas quatro disputas com candidaturas rivais – Braga, Aveiro, Leiria e Baixo Alentejo, enquanto nas restantes federações apenas se apresenta um candidato único.
Os congressos das federações do PS serão em 12 e 13 de outubro.