A vila de Bucelas recebe, este fim-de-semana, mais uma edição da Festa do Vinho e das Vindimas, que recebe várias atividades alusivas à vitivinicultura. Um dos pontos altos será o Desfile Etnográfico, que recria o ciclo do vinho, e que acontece no domingo, 13 de outubro, à tarde.
A Festa do Vinho e das Vindimas volta à vila de Bucelas, neste fim-de-semana. Até domingo, 13 de outubro, aquele que já é um dos maiores eventos culturais de cariz associativo da Região Saloia de Loures, irá promover, de forma gratuita, várias atividades alusivas à tradição da vitivinicultura. Esta programação inclui uma mostra vitivinícola e de produtos regionais, assim como provas de vinhos, degustações, artesanato, bailes, concertos, exposições, folclore, gastronomia, entre outras atividades. O ponto alto da festa acontece no domingo, dia 13 de outubro, às 15h00, com o Desfile Etnográfico que irá percorrer as ruas da vila.
Este cortejo é composto por carros alegóricos que evocam o ciclo completo do vinho, desde a surriba (plantação de uma vinha nova) até à adega, e os diversos trajes saloios associados a esse trabalho. No entanto, o certame terá ainda os concertos dos Sons da Terra, agendado para este sábado, 12 de outubro, às 21h30, e dos Sons do Minho, que será no domingo, dia 13, às 18h00. Na sexta-feira, primeiro dia do evento, houve concerto dos Pack7.
A Festa do Vinho e das Vindimas é organizada pela Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia de Bucelas e movimento associativo da freguesia. Com este evento, pretende-se divulgar a identidade cultural da vila, que está fortemente associada à produção de vinho e ao conjunto de artes e ofícios ligados à vitivinicultura. Pode consultar o programa completo no site da Câmara de Loures.