As Festas em Honra de São Romão, realizaram-se entre os dias 4 e 13 de outubro, no Centro Cívico de Carnaxide. Este evento, como já é habitual, levou à comunidade um diversificado programa cultural, e ainda um programa religioso, com destaque para a tradicional benção dos animais domésticos.
O Centro Cívico de Carnaxide recebeu, entre os dias 4 e 13 de outubro, mais uma edição das Festas em Honra de São Romão. Belito Campos, Sónia Costa, Kika e Fernando Correia Marques, foram alguns dos destaques do programa cultural. Segundo Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), “o balanço destas festas é muito positivo, contámos com muitos visitantes, não só da freguesia, mas também de fora. Contámos com muita animação, garantida por artistas locais, as nossas escolas de dança e pelas nossas coletividades”.
Inigo Pereira, destacou ainda, “houve também espaço para a gastronomia e artesanato local”. Para além dos concertos, houve também, no dia 10 de outubro, uma Noite de Fados com Vítor Marceneiro e convidados, um espetáculo que é já uma tradição destas celebrações. Já no último dia das festas, 13 de outubro, realizou-se a habitual Mostra de Folclore, à qual se seguiu a atuação da Orquestra da Escola de Música dos Bombeiros Voluntários de Linda-a Pastora.
Participaram também nas Festas de Carnaxide o coro da Lupeca e o coro “Novus Cantus” (no dia 5), as classes de dança do Estúdio de Dança de Carnaxide e do Clube de Carnaxide Cultura e Desporto (no dia 6), e o coro “Traquinas” (no dia 12). Por sua vez, a Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide, enquanto parceira deste evento, promoveu diversas atividades na sua sede, tais como yoga, música e teatro. No entanto, estas festas contaram ainda com o habitual programa religioso, dos quais se destacam a missa solene em Honra de São Romão, que aconteceu no dia 6 de outubro na Igreja de São Romão.
Já no dia 13, domingo, aconteceu a tradicional bênção dos animais domésticos, também no mesmo local, e ainda uma missa de ação de graças pelas festas, que se realizou na Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Para breve, a UFCQ prepara as Festas em Honra de Santa Catarina, agendadas para o mês de novembro, no Bairro da Outurela. Para além dos eventos, salientou ainda Inigo Pereira, a UFCQ continua também a apostar, diariamente, “na melhoria do espaço público da freguesia, onde se enquadra a manutenção dos mercados e do Centro de Enfermagem”.