A Junta de Freguesia de Avenidas Novas (JFAN) vai acolher, na próxima segunda-feira, 7 de outubro, um debate sobre a importância da Inovação Social, no Salão Nobre da JFAN, a partir das 18h00.
Na próxima segunda-feira, 7 de outubro, o Salão Nobre da Junta de Freguesia das Avenidas Novas (JFAN) recebe um debate, a partir das 18h00, sobre a ‘Importância da Inovação Social‘, e na qual irá participar o presidente da JFAN, Daniel Gonçalves, na abertura desta sessão. De seguida, tem início o debate sobre Inovação Social, com os convidados José Miguel Nogueira, Professor Universitário e Investigador no ISCTE, bem como Rita Prates, Vice-Provedora e Administradora Executiva do Departamento de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Por sua vez, a moderação fica a cargo de Sónia Leal Martins, Executive Board Member do IAN, seguindo-se uma sessão de perguntas e intervenção do público. A sessão de encerramento e notas finais ficarão a cargo de Luís Tavares Bravo, Presidente do Internacionais Affairs Network. Segundo a JFAN, em comunicado, este debate é importante para discutir a importância da inovação social, que tem como principal objetivo estimular a criação de soluções inovadoras para os problemas da sociedade.
Iniciativa inspira-se no Gabinete de Inovação Social e Participação Cívica, criado na Casa Branca
Face aos novos desafios que nos são colocados enquanto sociedade e à escassez de recursos para dar resposta às necessidades das pessoas com deficiência e para promover uma verdadeira inclusão, o desafio passa por delinear novas abordagens face aos desafios da sociedade, inovando no modo de pensar e agir. Igualmente, o processo de inovação social consubstancia-se no desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis, que respondam efetivamente às necessidades sociais, estabelecendo para tal, ligação entre inovadores, drivers financeiros e envolvendo a participação ativa dos cidadãos.
Esta iniciativa é semelhante à criação do Gabinete de Inovação Social e Participação Cívica (Office of Social Innovation and Civic Participation), na Casa Branca, pela mão do antigo presidente americano Barack Obama, em 2009. O propósito desta iniciativa era o desenvolvimento de soluções inovadoras na comunidade. A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pioneira na Europa, sendo a primeira experiência, entre os Estados Membros, de um programa público financiado por fundos estruturais destinado a promover a Inovação Social através de instrumentos de financiamento inovadores e articulados entre si.