A Câmara Municipal de Lisboa (CML) promoveu, este domingo, 13 de outubro, a primeira edição do ‘Sunday Walk’, sob o lema “Somos Todos Peões”. Desta forma, foi encerrado o trânsito automóvel entre o Jardim do Príncipe Real e o Largo Camões.
Neste domingo, 13 de outubro, a população foi convidada a participar no ‘Sunday Walk’, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e que teve como objetivo dar mais protagonismo aos peões, numa cidade com um elevado tráfego automóvel, bem como dar maior destaque à importância do andar a pé e aos seus diversos benefícios, seja ao nível da inclusão, da saúde, do clima, da mobilidade ou da melhoria da qualidade do espaço público. Andar a pé permite usufruir melhor do espaço público de uma forma mais equilibrada e sustentável, permitindo ainda estabelecer uma relação de maior harmonia com o ambiente urbano.
A ‘Sunday Walk’ começou pelas 9h30 com uma marcha a pé entre o Jardim do Príncipe Real e o Largo Camões, permanecendo este percurso aberto apenas aos peões até às 13h. Ao longo do itinerário, houve várias atividades, dinamizadas por entidades promotoras de políticas públicas e desenvolvimento de programas que visam a promoção do andar a pé. Esta ação contou com a presença de Ângelo Pereira, vereador do Desporto da CML, onde reafirmou o alinhamento da cidade com a promoção da atividade física e da mobilidade sustentável. Igualmente, estiveram ainda elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e da Polícia Municipal, que garantiram a segurança da iniciativa.
Segundo a autarquia, em comunicado, Lisboa é uma cidade fantástica, e com muitos atrativos que merecem ser conhecidos a pé e, por isso, a CML quer dar aos peões as melhores condições para que possam usufruir plenamente da cidade. Uma dessas medidas passa ainda pela atualização do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa, que faz agora 10 anos. A ‘Sunday Walk’ decorreu no âmbito da conferência internacional Walk21, e que regressa a Lisboa, de 14 a 18 de outubro, e traz os maiores especialistas mundiais em temáticas relacionadas com o andar a pé e a acessibilidade pedonal.
Foto de capa: JFMisericórdia
Pois….mas os moradores que se lixem, não puderam estacionar nos bairros onde moram durante 2 dias… já em dias normais é difícil de estacionar, então para brincar na rua proibe-se o estacionamento de toda a gente…. maravilha