Lisboa entregou mais casas de renda acessível

Com a entrega das chaves de 51 habitações, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, entregou 2.115 habitações municipais em Lisboa, desde o início do atual mandato.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, assinalou esta segunda-feira a entrega de duas mil cento e quinze (2115) casas municipais no seu mandato, sublinhando que a autarquia vai continuar a investir na habitação, estando previsto um investimento de 560 milhões de euros.

A cerimónia simbólica decorreu esta tarde nos Paços do Concelho de Lisboa, com a entrega das chaves de 51 habitações municipais, entre elas a número dois mil cento e quinze do atual mandato. A vereadora da Habitação, Filipa Roseta, o presidente da GEBALIS, Fernando Angleu, e o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, António Videira, também estiveram presentes no ato de entrega destas 51 habitações.

Estas chaves foram disponibilizadas ao abrigo de diversos programas municipais de acesso à habitação, sendo que a maioria dos fogos atribuídos – 39 dos 51 – se integram no Programa Renda Acessível.

Este programa destina-se a pessoas ou agregados familiares que procuram casa em Lisboa e não têm capacidade para aceder aos valores praticados pelo mercado privado de arrendamento.

Dar resposta habitacionais

A maior parte das habitações que foram entregues localizam-se num edifício na Estrada de Moscavide, na freguesia do Parque das Nações, cuja construção teve início em 2022 e que resulta de um investimento municipal de 3,9 milhões de euros, que a Autarquia candidatou ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Estamos a realizar um esforço sem precedentes para dar respostas aos graves problemas de habitação que a cidade enfrenta, com medidas concretas e diversificadas. Temos procurado por todas as formas agilizar essas respostas, com a construção de novas casas, a reabilitação de habitações municipais que estavam fechadas quando iniciámos o mandato e o programa de apoio à renda”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

“Em três anos, já entregamos mais de 2155 chaves e este espírito de concretização é para manter. Já ajudámos a mudar a vida de muitas famílias, que passaram a dispor de habitações com condições de dignidade, a valores que os seus orçamentos familiares podem comportar, e estamos profundamente empenhados em levar ainda mais longe este esforço”, acrescenta Carlos Moedas.

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?