Jorge Coelho foi o vencedor do prémio máximo, no valor de 5 mil euros, atribuído à Melhor Banda Desenhada de Autor Português, pelo livro ‘O Grande Gatsby – A Novela Gráfica Definitiva’. Esta edição do Amadora BD distinguiu ainda Luís Louro com o Troféu de Honra, pelos seus 40 anos de carreira e qualidade das suas obras editadas recentemente.
A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no Núcleo Central do Amadora BD, no Parque da Liberdade, este domingo, 20 de outubro.
Além do prémio atribuído a ‘O Grande Gatsby – A Novela Gráfica Definitiva, de Jorge Coelho e Ted Adams, editado pela Comic Heart/Nona Literatura, também Filipa Beleza viu o seu livro ‘Amor’, editado pela Iguana, – uma chancela da Penguin Random House Grupo Editorial – ser distinguido com o Prémio Revelação.
Já o prémio Melhor Edição Portuguesa de Banda Desenhada foi para David Melgueiro, com ‘A Passagem Impossível, de José Ruy, editado pela Ala dos Livros.
Outros premiados
O júri desta edição do Amadora BD – composto por Hugo Pinto (Presidente do Júri e representante do Município da Amadora), critico literário e especialista em banda desenhada, Paulo Monteiro, Presidente do Clube Português de Banda Desenhada, e João Ramalho Santos, investigador e especialista em banda desenhada – distinguiu ainda como Melhor Obra Estrangeira de Banda Desenhada Editada em Português ‘Tananarive’, de Sylvain Vallee e Mark Eacersall, editado pela ASA BD.
Entretanto, o Melhor Fanzine/Publicação Independente foi para ‘A Armação’, de Daniel Silvestre, editado por Bedeteca de Beja(Município de Beja) / Centro de Língua Portuguesa Camões IP em Bruxelas.
Para ver até 27 de outubro
Desde 1990 que os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA), iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Amadora BD, distinguem os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais. A edição deste ano decorre até ao próximo domingo, 27 de outubro, sob o tema ‘Humanidade’.
O evento celebra os 50 anos do 25 de abril apresentando inúmeras exposições
que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade. ‘Mafalda’, ‘Daredevil’ e ‘Naruto’ são alguns dos personagens que em exibição na 35ª edição do Amadora BD.