Carnaxide e Porto Salvo ganham novas casas para habitação Jovem

Cinco novos apartamentos destinados ao Programa de Habitação Jovem de Oeiras foram esta sexta-feira, 8 de novembro, inaugurados. Um investimento superior a 1 milhão de euros em Carnaxide e Porto Salvo com o objetivo de revitalizar os centros históricos e apoiar a fixação da população mais jovem no concelho.

O Programa de Habitação Jovem de Oeiras inaugurou esta sexta-feira cinco novas casas, destinadas a apoiar residentes ou trabalhadores de Oeiras, que tenham entre 18 e 35 anos. Em Carnaxide foram inauguradas duas casas na Rua José Pedroso, no entanto, para já uma destas habitações fica fora do arrendamento jovem.

“Este é um edifício que foi doado à Câmara, fizemos a recuperação dos dois apartamentos (um T1 e um T0) e num mantivemos a anterior inquilina, a dona Laiete Pisco, enquanto o outro será destinado a habitação jovem. É uma obra totalmente financiada pela Câmara, que custou 280 mil euros. São apenas dois apartamentos, são pequenos, mas vão resolver o problema a um ou dois jovens e a esta senhora, que desde os 4 anos que morava nesta rua”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na cerimónia de inauguração em que também o presidente da Junta de Freguesia de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, marcou presença.

Já a antiga inquilina do edifício, Laiete Pisco, de 88 anos, não escondia a felicidade de poder em breve voltar, com o filho, à casa onde viveu. “Vim morar para esta rua com 4 anos. Quando tive de deixar esta casa, há dois anos, custou-me muito, pensei que já para cá não iria voltar, mas valeu a pena”, disse emocionada, após ter ficado a conhecer o seu novo lar.

Três apartamentos e um espaço de restauração.

Depois da inauguração em Carnaxide, foi a vez de Porto Salvo. Num investimento total de 820 mil euros, foi recuperado o edifício da antiga sede do Atlético Clube de Porto Salvo, na Rua Casal do Deserto. Além de três apartamentos, destinados a habitação jovem com rendas acessíveis, há ainda um espaço de restauração completamente renovado, “cuja receita irá reverter, em princípio, para o clube”, afirmou o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais. Os espaços exteriores, como a área reservada a esplanada, na Rua Conde de Rio Maior e o logradouro existente também foram alvo de requalificação.

De referir ainda que os imóveis em questão são entregues aos jovens mediante candidatura e realização de sorteio público. “Em breve será feito um novo sorteio tanto para estas habitações hoje inauguradas, como para as que serão inauguradas até ao final do ano”, adiantou o autarca de Oeiras, referindo que, entre habitações adquiridas, já entregues e outras prontas a entregar, serão entre 12 a 15 apartamentos para jovens, “num investimento global de 80 milhões de euros”.

Quer comentar a notícia que leu?