Inaugurada creche Manuela Eanes no Beato

A fundadora do Instituto de Apoio à Criança e antiga primeira-dama de Portugal, Manuela Eanes, foi homenageada esta sexta-feira pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que surpreendeu a esposa do ex-Presidente da República ao dar o nome Creche Dr.ª Manuela Eanes, a uma creche no Beato.

A Creche Marquês de Olhão, no Beato, irá chamar-se Creche Manuela Eanes, em homenagem à antiga primeira-dama e presidente honorária do Instituto de Apoio à Criança. A esposa do ex-Presidente da República Portuguesa, Ramalho Eanes, há 40 anos que trabalha em prol das crianças e por amor às crianças e, por isso, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, decidiu dar o nome de Manuela Eanes a este equipamento da freguesia do Beato.

A Creche Drº Manuela Eanes, que implicou um investimento de 730 mil euros e que será gerido pela pela Associação São João de Deus, e integra o no programa B.a.Bá., visa dar resposta às necessidades sociais das famílias, “particularmente as que se encontram em situação de carência social e/ou económica”. Estes equipamentos são geridos por Instituições Particulares de Solidariedade Social, através de protocolos com o Instituto da Segurança Social.

Este equipamento de apoio à infância, com 42 vagas, resulta de um investimento municipal superior a 730 mil euros e a sua gestão é assegurada pela Associação São João de Deus. Carlos Moedas, que fez questão de referir que a sua mãe foi auxiliar de uma escola em Beja, recordou que a antiga primeira-dama dedicou quatro décadas de trabalho diário em prol das crianças: ”foram muitas as batalhas que travaram para impedir retrocessos, mas também muitas conquistas para que mais crianças tivessem um futuro digno”.

Carlos Moedas, que lembrou que Manuela Eanes foi uma das primeiras personalidades portuguesas a insurgir-se contra a violência com as crianças, sublinhou que, nestes três anos de mandato, já foram concluídas cinco creches e que se encontram mais sete em construção. Recentemente, abriram em Lisboa mais três creches: Convento do Desagravo; Estrada da Luz e Casal do Pinto, que criaram 210 vagas.

Segundo Carlos Moedas, “a relação de Manuela Eanes foi com as pessoas. Encontrou na criança a expressão mais humana da pessoa. Com lealdade, humildade, caráter, honestidade, capacidade de ouvir e sentimento democrático, traçou um percurso exemplar no que à promoção dos direitos das crianças diz respeito.”

Freguesia esquecida

O presidente da Junta de Freguesia do Beato, Silvino Correia, que também elogiou o papel de Manuela Eanes na defesa dos direitos da criança, lamentou que a freguesia tenha sido esquecida pela câmara, lembrou que, durante 30 anos, ”não tivemos nenhuma creche e, neste momento, já temos a funcionar a Creche Dr.ª Manuela Eanes e temos outra em construção”.

Silvino Correia apelou ainda a Carlos Moedas para ajudar a transformar a freguesia do Beato, num local apetecível para viver e trabalhar.

Centro de Enfermagem Queijas

Há 40 anos a trabalhar para as crianças

Já Manuela Eanes recordou que, há 40 anos, ”várias pessoas de diferentes áreas profissionais sonhavam com a criação de uma instituição que tratasse das crianças”. Daí nasceu o Instituto de Apoio à Criança.

Visivelmente emocionada, Manuela Eanes agradeceu as palavras. “Em tudo o que eu faço na vida, procuro realizar o pensamento. Nós só existimos, quando existimos para o outro. O Instituto de Apoio à Criança é um sonho, uma utopia que procuramos realizar diariamente. É um caminho percorrido por muita gente, de áreas distintas, com muito carinho e dedicação, e que, acima de tudo, respeitam a criança.”

Manuela Eanes encontrou na criança o sujeito privilegiado da sua ação e fez tudo o que estava ao seu alcance, para que os seus direitos fossem respeitados e protegidos. Foi capaz de antecipar os valores da criança, mesmo antes da Convenção dos Direitos da Criança.

“A criança é o projeto mais belo da Humanidade”. Foi com esta frase que a homenageada terminou a sua breve intervenção, lembrando que vive há 54 anos na freguesia e que sempre teve uma ótima relação com os responsáveis da Junta de Freguesia. Aliás, recordou que o anterior presidente de junta, Hugo Chambre, a seu pedido instalou três bancos na paragem da Carris – mesmo em frente ao portão da sua casa – para as pessoas mais velhas e acompanhadas de crianças sentarem-se a descansar, enquanto aguardam a chegada do autocarro.

Em 2023, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou Manuela Eanes com a Grã-Cruz da Ordem de Camões.

Quer comentar a notícia que leu?