O Mercadinho Domus, que junta artesãos e produtores portugueses, está de volta no próximo sábado, 23 de novembro, com degustações gratuitas e atividades para toda a família. O Mercadinho Domus acontece entre as 14h00 e as 20h00 no número 22 da Avenida José Malhoa, em Lisboa, e, este ano, vai ajudar as crianças do Lar de Santo António da Cidade de Santarém.
Realiza-se, no próximo sábado, 23 de novembro, mais uma edição do Mercadinho Domus, que vai apoiar as crianças do Lar de Santo António da Cidade de Santarém. Tal como na primeira edição, o bilhete de entrada para o mercado solidário é a doação de um ou mais artigos da lista de necessidades da instituição e, em troca de cada doação, o Mercadinho oferece um canudo de pipocas a cada visitante. O evento acontece entre as 14h00 e as 20h00 no número 22 da Avenida José Malhoa, em Lisboa, e terá o dobro das banquinhas, onde os visitantes poderão comprar antecipadamente os presentes de Natal, com a ajuda de produtores e artesãos nacionais ligados ao artesanato, chás, joias e aromas e sabores tradicionais do nosso país, e até aprender a montar e a enfeitar um Tronco de Natal para fazerem sucesso na noite da Consoada.
Na primeira edição, foram angariadas centenas de bens alimentares, brinquedos, roupa e produtos de higiene. O Lar de Santo António da Cidade de Santarém é uma residência coletiva que acolhe crianças e jovens dos três aos 21 anos e foi fundado há 154 anos. Esta instituição dedica-se a acolher crianças e jovens com o compromisso de lhes proporcionar condições de vida tão aproximadas quanto possível às de uma estrutura familiar, assegurando uma rotina escolar com atividades extracurriculares e ambiente familiar, preparando e capacitando estes jovens para a vida adulta, nomeadamente ensinando-os a cozinhar refeições.
Ajudar produtores locais
“A ideia do Mercadinho surge para juntar o útil ao agradável: ajudar produtores e artesãos nacionais a chegar a mais pessoas; aos compradores proporcionar um sortido de opções de presentes que não encontram nos centros comerciais e, tudo isto, a contribuir para fazer mais pessoas felizes no Natal. No ano passado, esperávamos uma boa adesão, mas as centenas de contribuições excederam todas as nossas expectativas”, recorda Cristiano Ludovino, Mentor do Projeto e Líder da Equipa Domus. “Para este ano, porque o Natal é muito das crianças, escolhemos o Lar de Santo António da Cidade de Santarém, uma instituição que preserva a família – fazendo questão de manter os irmãos juntos – e que proporciona às crianças e jovens a sensação de um lar. Não só no Natal, mas em todos os dias do ano.”
Dentro do Mercadinho, os visitantes vão poder participar nas atividades gratuitas previstas, que estarão a cargo da pastelaria Snow Cakes, que vai ensinar a preparar as bolachas areias, às 15h00, mas também um lemon curd – um creme de limão que pode ser usado para acompanhar os doces de Natal -, pelas 17h30, sendo que, pelas 19h00, haverá um workshop que ensinará a montar e decorar o Tronco de Natal que estará no centro da mesa da Consoada. Além disso, os visitantes vão poder participar na degustação gratuita que está marcada às 16h00, onde irá acontecer uma harmonização com os vinhos da Quinta da Badula, com queijo e tostas.
Para entrar, basta doar um produto
“O Natal é sempre uma altura mais emotiva para as crianças e jovens que acolhemos, porque é uma época que geralmente é passada com a família. Mas o Lar de Santo António da Cidade de Santarém é uma casa de família e, é por isso mesmo que somos das poucas instituições no País a acolher irmãos. Estamos muito entusiasmados com a parceria com o Mercadinho Domus e convidamos toda a gente a visitar-nos dia 23, em Lisboa, porque além de contribuir para o nosso Natal mais feliz, vão poder usufruir de uma tarde mágica”, afirma Sandra Polho, Diretora Técnica do Lar de Santo António da Cidade de Santarém.
A lista de necessidades do Lar de Santo António da Cidade de Santarém inclui Material escolar (cadernos, lápis, canetas, mochilas, estojos); Produtos de higiene (escovas de dentes, pastas de dentes, champôs, gel de banho, creme para o corpo); Produtos de higiene íntima (pensos higiénicos, espuma de barbear, aftershave, discos de algodão e acetona); e Roupa (jeans e sweatshirts, pode ser em segunda mão).