A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) celebrou o São Martinho com a oferta de 12 toneladas de castanhas à população. Em simultâneo, inaugurou ainda as luzes de Natal, que estarão ligadas até ao início de janeiro.
O Largo 5 de Outubro, em Oeiras, e o Palácio Anjos, em Algés, recebem, este fim-de-semana, dias 9 e 10 de novembro, as tradicionais Festas de São Martinho. Ao todo, vão ser oferecidas à população 12 toneladas de castanhas, que serão preparadas em dois grandes assadores de rua, acompanhadas com o vinho de Carcavelos ‘Villa Oeiras’ e muita animação. Para além do Magusto, a autarquia inaugurou ainda as luzes natalícias, que vão brilhar em todo o concelho até ao início de janeiro.
Esta inauguração aconteceu no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, e contou com a presença do presidente da CMO, Isaltino Morais, bem como de vereadores e outros autarcas do concelho. Estas luzes de Natal vão estar distribuídas por todo o concelho. Na cerimónia, Isaltino Morais começou por recordar que esta tradição do Magusto em Oeiras já acontece há alguns anos. “Houve um ano que eu entusiasmei-me e pensei: ‘vamos oferecer castanhas aos oeirenses’. O movimento era tanto e o certo é que, a dada altura, passámos para duas vendedoras de castanhas. A dado momento, comprámos uns comboios, que eram os assadores de castanhas. Entretanto, também já não era suficiente. A influência era tal que resolvemos profissionalizar este Magusto”.
Aumentar o número de assadores
“Falámos com gente de Vinhais, porque nos diziam que havia lá um grande assador. Mas também era insuficiente e a dada altura, em vez de um, passou a dois, depois passou a três e agora são quatro”. O autarca de Oeiras fez um balanço positivo desta iniciativa, que, todos os anos, recebe cada vez mais adesão. Por isso, admite, no próximo ano, aumentar o número de assadores. “A castanha é o pretexto para nos juntarmos, para convivermos, para confraternizarmos e, sobretudo, para, de alguma forma, pré-anunciarmos o que são as festas de Natal”, disse Isaltino Morais, antes de carregar num botão que simboliza a inauguração das iluminações natalícias.
“Comecem a festejar o Natal, com alegria, felicidade, solidariedade, e paz. Procuremos ser tolerantes, aproveitem este período até ao Natal, para deixar vir ao de cima a nossa tolerância que todos nós temos dentro de nós. Deixem vir ao de cima o melhor que está dentro de nós”, concluiu o presidente da CMO.
Iniciativa é organizada pela Câmara de Oeiras em parceria com a ACECOA
As Festas de São Martinho voltam, este ano, a estar associadas ao Festival Passa a Palavra, cuja sétima edição decorre até este domingo, 10 de novembro, no Centro Histórico de Oeiras, nomeadamente no Palácio do Egipto, Livraria-Galeria Municipal Verney, Mercado Municipal de Oeiras e Largo 5 de Outubro. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Associação de Comerciantes e Empresários de Oeiras e Amadora (ACECOA).
O presidente da direção deste organismo, e também presidente da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo, João Antunes, referiu ao Olhar Oeiras que, tal como o presidente da Câmara de Oeiras, também pondera contar com mais assadores de castanhas nos próximos anos, e mostrou-se ainda “feliz” pela enorme adesão à iniciativa. Para além da oferta das castanhas e da inauguração das luzes natalícias, esta cerimónia contou ainda com alguns momentos de animação, que ficaram a cargo de um grupo de bombos e de Caretos.