Corrida de São Silvestre de Lisboa é já este sábado

Acontece este sábado, 28 de dezembro, a 17ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa, organizada pela HMS Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC / Lisboa Cultura. A partir das 21h30, serão 14 mil atletas que vão percorrer a Avenida da Liberdade a correr.

14 mil atletas são esperados na noite deste sábado, 28 de dezembro, para a 17ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa. Entre eles, estará um trio que vai tentar completar os 10 quilómetros da prova no menor tempo possível e estabelecer um novo recorde nacional desta distância. Isaac Nader (Sport Lisboa e Benfica), Duarte Gomes (individual) e Miguel Moreira (Sport Lisboa e Benfica) são os três atletas de elite que vão tentar o novo recorde, e para isso, terão de melhorar o registo de 28m08s, alcançado por Duarte Gomes em Lille, França, a 16 de novembro 2024. Isaac Nader foi o vencedor do ano passado com 29m10s, e é ainda Campeão Nacional de Estrada e atleta olímpico em Paris 2024 (20º nos 1.500 metros).

Este ano, quer alcançar a segunda vitória no evento e contribuir para o nono triunfo masculino na competição Homens versus Mulheres, reservada aos atletas de elite. Dois dos seus concorrentes serão Duarte Gomes, atual recordista nacional dos 10 quilómetros e vencedor da Corrida São Silvestre Amadora 2022 que fará a quinta participação na Lidl São Silvestre de Lisboa, e Miguel Moreira, atual campeão nacional de corta mato. Atualmente, o recorde masculino da Lidl São Silvestre de Lisboa pertence a Samuel Barata (Sport Lisboa e Benfica), que fez 10 quilómetros em 28m43s, na 14ª edição. Vão participar nesta prova oito atletas olímpicos, nomeadamente, Maria Tomé, Melanie Santos, Salomé Afonso, Francisca Laia, Isaac Nader, Samuel Freire, Ricardo Batista e Samuel Barata.

O maior número de inscritos até ao momento foi em 2024

A Lidl São Silvestre de Lisboa está aberta a todos, desde que gostem de correr, e é a única prova onde atletas premiados e anónimos podem competir lado a lado. No desafio Homens vs. Mulheres, dirigido aos atletas de elite, os homens lideram com oito triunfos contra seis vitórias das senhoras, sendo que, em 2024, a elite feminina irá partir com cinco minutos de vantagem sobre a elite masculina (diferença entre os vencedores de 2023). A organização promove também o desafio ‘Campeões do Último Quilómetro’, que já vai na nona edição, e pretende distinguir os atletas masculino e feminino mais rápidos a cumprirem os mil metros finais da prova. Os melhores registos pertencem a Celso Pinto (02’24”) em 2019 e Jéssica Augusto (02’39”) em 2016. Os vencedores receberão um voucher de 50€ em compras na HMS Sports Store.

Esta prova já tem as inscrições esgotadas e é organizada pela HMS Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC / Lisboa Cultura. Este ano, superou o recorde de máximo de inscritos (14.000). Em 2022, foram 12500 os atletas que se inscreveram para a prova, tendo sido o maior valor de sempre até este ano. Em termos de classificados, a São Silvestre de Lisboa foi a corrida de 10 quilómetros com mais atletas chegados à meta em Portugal em 2015 (10.150 classificados) e em 2019 (10.114 classificados). Até ao momento, o evento já reuniu mais de 146 mil atletas em 17 edições. Dos 14 mil inscritos, 38% são senhoras, percentagem idêntica ao recorde alcançado nas duas últimas edições, e vão participar pessoas de 57 nacionalidades.

Foto de capa: São Silvestre de Lisboa

Quer comentar a notícia que leu?