A transportadora Carris aceita, desde 20 de novembro, pagamentos a bordo com cartão bancário ‘contacless’, permitindo também a aquisição de títulos de viagem para grupos até 10 pessoas. Desde a fase piloto da implementação desta forma de pagamento, já foram registadas 300 mil validações.
“Pela primeira vez na carris, podemos utilizar o cartão de crédito ou multibanco. Eu subi [no autocarro] e paguei com o meu telemóvel, onde tenho o multibanco. É uma grande facilidade para aqueles no nos vêm visitar. Muitas vezes acontecia que as pessoas já não tinham dinheiro em cash, e acabam por não pagar”, explicou o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, embarcou, usando o seu cartão bancário para validar a viagem entre a Estação da Carris, em Santo Amaro, e a Praça do Comércio
O autarca, que esta sexta-feira procedeu à apresentação pública do novo método de pagamento na Carris, acredita por isso que este novo método vai aumentar as receitas da Carris, já que muitos turistas, sem dinheiro em cash, vão poder pagar as suas viagens sem dificuldades. “É uma tecnologia que ajuda as pessoas a ultrapassar situações de não terem dinheiro no bolso”, acrescentou.
Sem determinar o tempo necessário desde a ideia à efetivação do projeto, Moedas diz que “demorou mais tempo do que esperava”. De acordo com Carlos Moedas, este é mais um investimento que se tem feito na Carris.
Segundo o autarca, em 2020, a empresa tinha uma frota com 73% de carros à gasóleo, atualmente apenas 13% dos autocarros são a gasóleo. A maior parte “da nossa frota já é amiga do ambiente”.
“Em 2023 foram investidos 45 milhões de euros na frota, o que representa o maior investimento dos últimos 20 anos”, declarou.
Por seu turno, o presidente da Carris, Pedro Bogas, explicou que o novo sistema está a ser muito utilizado por cidadãos estrangeiros, que chegam a Portugal essencialmente para turismo, representando 80% de todas as validações feitas.
“Iniciamos este projeto-piloto em outubro e, neste momento, já temos 300 mil validações com cartão bancário. Portanto, é um sucesso na utilização desse meio de pagamento. 80% desses pagamentos foram efetuados por cartões bancários estrangeiros, o que significa que tem muito peso junto de quem vem de fora”, revelou.
“A opção de pagamento com cartão bancário aplica-se à compra da tarifa de bordo, pelo que cada aquisição é válida apenas nessa viagem”, alerta.
Por outro lado, revelou, que a utilização deste sistema obrigou a troca de todos os antigos validadores, por não terem capacidade para suportar o software de leitura de cartão bancário.
Sobre a forma de comprovar o pagamento, disse que a máquina utilizada pelos fiscais consegue detetar quais foram os cartões bancários que procederem a validação de viagem, estando por isso garantida a segurança de fraudes.
“Este é um dia histórico para a Carris e para a mobilidade na cidade de Lisboa. Com a introdução do pagamento com cartão bancário, reforçamos o nosso compromisso com a melhoria da experiência de viagem dos nossos clientes, garantindo, assim, uma maior comodidade e uma melhor acessibilidade na utilização do nosso serviço”, afirma o presidente da Carris, Pedro Bogas.