O Teatro Variedades recebe, a 4 de janeiro, a peça ‘Popular’, de Sara Inês Gigante, após ter percorrido vários pontos do país. Este espetáculo tem a produção musical e sonoplastia do artista FOQUE e colaboração musical da cantora Cláudia Pascoal.
Após um périplo por vários teatros do país, o espetáculo ‘Popular’, criado pela atriz e encenadora Sara Inês Gigante, regressa a Lisboa para uma apresentação única no Teatro Variedades, no dia 4 de janeiro, às 21h. Esta peça pretende desafiar e a questionar os estereótipos da cultura pop sob aparato do entretenimento. Esta peça foi vencedora da 6ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço de 2023, e pretende cruzar o humor e a sátira com uma premissa autobiográfica que oscila entre a ficção e a realidade, ou seja, o desejo da sua criadora e intérprete, Sara Inês Gigante, se tornar uma artista popular.
Sob a capa provocadora do entretenimento puro – pipocas, gritos eufóricos, música, cores garridas, jogos de luzes, linguagem pouco formal, interação direta com o público – a artista propõe uma reflexão que parte da cultura popular e que leva o público a lugares mais profundos, mas bem atuais. Entre eles a necessidade de validação e de pertença, a síndrome do impostor ou a polarização entre a cultura de massas e a cultura erudita. De acordo com a artista, ‘Popular’ acaba por ser “uma reflexão sobre nós, enquanto público e enquanto sociedade num exercício de sedução que desagua numa reflexão simbólica e metafórica sobre manipulação e populismo”. Afinal, “Popular acabará sempre por se questionar se poderia ter sido, ou não, popular”.
Peça será gravada pela RTP e transmitida posteriormente pela televisão
Sara Inês Gigante nasceu em 1994, em Viana do Castelo, tendo-se formado na ACE – Teatro do Bolhão no Porto, no curso de Interpretação. Licenciou-se na Escola Superior de Teatro de Cinema, em Lisboa, no curso de atores. Estreou-se profissionalmente num espetáculo dirigido por Pedro Frias, e em 2015, participou num coletivo que levou à cena uma peça de Tiago Rodrigues no Teatro do Bairro. Trabalhou ainda com os encenadores Ricardo Neves-Neves, Jorge Silva Melo, Tiago Guedes, Catarina Requeijo, Bruno Bravo, Nuno Nunes, entre outros. Em 2021, estreou-se como criadora a solo com o espetáculo ‘YOLO’, integrado no festival Temps d’Images, e, em 2022, apresentou a criação “Massa Mãe”.
‘Popular’ estreou a 7 de junho de 2024 nos Festivais Gil Vicente, no Centro Cultural Vila-Flor, em Guimarães, passou pelos teatros Viriato em Viseu, Meridional, em Lisboa, Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, Cine, em Torres Vedras, e a Moagem, no Fundão. Conta ainda com a produção musical e sonoplastia do artista FOQUE e colaboração musical da cantora Cláudia Pascoal. Este espetáculo será gravado pela RTP para posterior emissão.