Biblioteca Fernando Piteira Santos recebe exposição sobre Vasco Callixto

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora, recebe, no Piso 0, uma Mesa Interativa com a “Exposição Virtual do Centenário do Nascimento de Vasco Callixto (1925-2021)”, até 28 de fevereiro.

Até de 28 fevereiro, a Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Amadora, recebe a “Exposição Virtual do Centenário do Nascimento de Vasco Callixto (1925-2021)”, de forma a assinalar o centenário do autor. A mostra estará no piso 0, através de uma mesa interativa, onde será possível conhecer a biografia do autor, imagens dos seus livros e algumas fotografias emblemáticas fornecidas por ele. Adicionalmente, serão expostos exemplares dos seus livros em vitrinas, disponíveis para consulta. A exposição funcionará de segunda a sexta-feira das 10h00 às 19h00, e aos sábados entre as 10h00 e as 18h00.

Vasco Callixto foi um jornalista e escritor de livros de viagens, nasceu a 12 de janeiro de 1925, na Amadora, vindo a falecer, em Loures, no dia 27 de dezembro de 2021, aos 96 anos de idade. Na década de 40, começou a colaborar com a imprensa portuguesa, nomeadamente na revista Turismo, nos jornais Diário de Notícias e O Século, e dirigiu ainda, entre as décadas de 70 e de 90, a revista Rodoviária. A partir de 1958, passou a colaborar, de forma assídua, no jornal local Notícias da Amadora com artigos que relatam e documentam a história e acontecimentos da terra onde nasceu, e onde sempre manteve residência fixa, e é através desta sua atividade jornalística, que surgem os
seus primeiros textos sobre a Amadora.

Mais de 4000 artigos publicados em jornais e revistas mundiais

Foi ainda autor de trabalhos de investigação nas áreas do desporto automóvel, das viagens, da história da aviação e dos meios de transporte em Portugal, como colaborador da imprensa portuguesa. No total, foi autor de mais de meia centena de obras publicadas, a grande maioria sobre inúmeras viagens pelos cinco continentes, mas também sobre o historial do automóvel, dos meios de transporte e da aviação em Portugal.

Conta ainda com mais de quatro milhares de artigos sobre temas vários nos principais jornais e revistas da época, onde procurou divulgar a presença portuguesa no mundo. Foi agraciado com a Comenda da Ordem de Mérito, um reconhecimento pela dedicação ao jornalismo, à História, às viagens, ao automobilismo, à aviação e, principalmente, da divulgação de Portugal no mundo.

Quer comentar a notícia que leu?