Foi inaugurado, na última quinta-feira, 23 de janeiro, o polidesportivo da Escola Secundária (ES) Cacilhas-Tejo, uma proposta que surgiu no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ). O OPJ surgiu em 2019 e pretende envolver os jovens na criação de projetos que têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida em Almada.
A Presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, inaugurou na manhã da última quinta-feira, 23 de janeiro, o projeto “Atividade Física com Qualidade”, vencedor da edição de 2023 do Orçamento Participativo Jovem de Almada (OPJ). Esta proposta tinha como objetivo melhorar as instalações desportivas da Escola Secundária (ES) Cacilhas-Tejo, dando prioridade à substituição do piso do campo exterior, que verificava um grande desgaste após vários anos de intensa utilização.
Com esta obra, será possível ter aulas de Educação Física e realizar as atividades do Desporto Escolar com maior qualidade, potenciando uma maior utilização pela comunidade educativa. Na cerimónia, perante os alunos e docentes da escola, Inês de Medeiros sublinhou a importância de iniciativas como a do OPJ, enquanto exemplo de participação ativa dos mais jovens, afirmando que “a construção e a gestão de uma cidade, de um território, de uma sociedade, e de um país, faz-se também com o esforço, a colaboração e empenho de todos, todos os dias. É esta mobilização, de todos vós, no quotidiano, pelo vosso território, cidade, escola ou vizinhança, que queríamos quando introduzimos o Orçamento Participativo Jovem”.
Grande adesão dos jovens ao OPJ
Para a autarca, “é o empenho e envolvimento de todos, independentemente da idade, do sexo, da raça, dos gostos, que faz avançar a sociedade. Ver tanta gente nova e empenhada, é isso que celebramos hoje. Por isso celebramos o Orçamento Participativo Jovem. Este é um espaço vosso e para vocês.” Por seu turno, o vereador Filipe Pacheco, responsável pelos pelouros do Desporto e da Juventude, referiu ainda que, desde o seu início em 2019, a grande adesão dos jovens nas primeiras edições do OPJ permitiu alterar a iniciativa de um intervalo de dois em dois anos para uma periodicidade anual.
“Este projeto está totalmente alinhado com o que a Câmara Municipal de Almada está a fazer, que é o nosso Plano de Requalificação dos Polidesportivos de proximidade. Porque ter este tipo de equipamentos desportivos, nos bairros, nas escolas, é uma forma de pôr mais gente a fazer desporto. Mais gente a mexer. Mais gente a fazer atividade física”, disse o autarca. O OPJ é uma iniciativa municipal que prevê a disponibilização de verba para a realização de projetos propostos pelos jovens, que vão ao encontro dos seus interesses e que promovam maior qualidade de vida no concelho de Almada.