INATEL homenageou personalidades que se destacaram na sociedade

A Fundação INATEL realizou, no passado dia 21 de janeiro, a habitual Gala Social, que enalteceu o Mérito e a Dedicação daqueles que contribuem para uma sociedade mais justa e inclusiva, premiando personalidades e entidades que se destacaram pelo seu trabalho.

A Gala Social INATEL aconteceu no passado dia 21 de janeiro, no Teatro da Trindade. Esta iniciativa teve como objetivo premiar o Mérito e a Dedicação daqueles que contribuem para uma sociedade mais justa e inclusiva. Esta sessão contou com as intervenções da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, e do Presidente da Fundação INATEL, José Manuel da Costa Soares. Nesta cerimónia também estiveram presentes o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Sousa Moreira e os membros do Conselho de Administração da Fundação INATEL, a Vice-Presidente, Eduarda Marques, e a Administradora, Teresa Costa.

Esta iniciativa realiza-se todos os anos, e pretende destacar o mérito de pessoas e organizações parceiras no âmbito da missão da Fundação INATEL. Este evento é uma homenagem a todos aqueles que, contribuem para uma sociedade mais justa e inclusiva, sendo que foram premiados trabalhadores, voluntários, associados e projetos fundamentais para o desenvolvimento sustentável, abrangendo áreas como preservação do património cultural, desporto, economia social, integração de pessoas e territórios, envelhecimento ativo e saudável, cidadania, solidariedade e inclusão social.

Alguns dos homenageados foram os trabalhadores aposentados do INATEL e alguns associados, pelo espírito de amizade e comunidade. Foram ainda premiados Centros de Cultura e Desporto centenários, como a Tuna Musical de Anta e o Conjunto Dramático 26 de Janeiro, os Voluntários “Conversa Amiga INATEL”, pelo apoio contínuo à comunidade, e ainda a Aldeia dos Sonhos 2024: Barranha, em Aguiar da Beira. Já os Prémios de Mérito INATEL, enalteceram iniciativas nas áreas de Cultura, Desporto, Intervenção Social e Sustentabilidade, sendo que recebeu o prémio Revelação a banda Miss Universo. Já o prémio Etnografia e Tradição foi para a Federação do Folclore Português e o de Mérito Cultural seguiu para a Associação Cultural Moinho da Juventude.

Momentos culturais

No desporto, receberam o prémio o Clube de Voleibol de Oeiras (Desporto no Coletivo), André Mateus (Desporto para a Inclusão), e José Gonçalves (Personalidade no Desporto). Na categoria intervenção social e sustentabilidade, o prémio foi atribuído ao Sport Clube Operário de Cem Soldos / Festival Bons Sons (Turismo e Sustentabilidade), ao Município do Fundão / projeto Fundão Acolhe (Direitos Humanos e Solidariedade) e ainda à Associação Vale de Acór / projeto Gelados Fratellini (Economia Social). Esta cerimónia foi apresentada por Fátima Lopes e contou com momentos culturais de grande destaque.

Um deles coube ao cantor FF, que emocionou os presentes com uma homenagem a grandes compositores e intérpretes portugueses, como Simone de Oliveira, Fausto e Paulo de Carvalho. Já o duo Miss Universo, composto por André Ivo e Afonso Branco, premiado na categoria “Revelação Cultural”, apresentou o tema Ser Português, celebrando a identidade nacional. Em 2025, a Fundação INATEL celebra 90 anos, reafirmando o seu compromisso com a promoção da cultura, do desporto e do turismo social em prol de uma sociedade mais solidária e inclusiva.

Quer comentar a notícia que leu?