Já abriram as candidaturas para a ‘Grande Marcha de Lisboa’

Abriram, na última sexta-feira, 10 de janeiro, as inscrições para o concurso da ‘Grande Marcha de Lisboa que, em 2025, se vai inspirar na ‘Alma de Lisboa’, tema anunciado no início do mês como o tema das Marchas Populares, que se realizam na cidade entre maio e junho. O concurso termina a 21 de fevereiro e o/os vencedor/es ganharão um prémio monetário de 5.500 euros.

A ‘Alma de Lisboa’ vai ser, em 2025, a inspiração para o concurso da ‘Grande Marcha de Lisboa’, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e da EGEAC/Lisboa Cultura, que todos os anos elege a composição que será apresentada e interpretada por todas as Marchas Populares, tanto nas exibições, na MEO Arena, nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, e no desfile, que será de 12 para 13 de junho. Aberto a todos os residentes em Portugal e maiores de idade, individual ou coletivamente, este concurso é já uma tradição com mais de duas décadas, distinguindo anualmente a originalidade literária e musical dos autores da composição vencedora com um prémio no valor de 5.500 euros.

Este ano, a Grande Marcha de Lisboa 2025 será selecionada por um júri composto pelo Maestro Jan Wierzba (apreciação da música), pelo cantor e compositor João Pedro Pais (apreciação da letra) e pelo músico, compositor e produtor musical Renato Júnior (apreciação na generalidade). As propostas deverão ser enviadas até 21 de fevereiro, de forma anónima, por correio registado com aviso de receção, para a sede da EGEAC/Lisboa Cultura, localizada no número 26 da Av. Eng.º Duarte Pacheco. Para mais informações, poderá consultar o regulamento, disponível no site da EGEAC/Lisboa Cultura.

Em 2024, o tema escolhido foi ‘O Tejo Afinal’, de Flávio Gil e João Paulo Soares, escolhido de um total de 34 candidaturas apresentadas ao concurso. No ano anterior, o júri foi composto pelo maestro e diretor artístico Martim Sousa Tavares, pela cantora e compositora Sofia Hoffmann, e ainda pelo compositor, músico e produtor musical Renato Júnior. A música escolhida inspirou-se no Rio Tejo, tema das Marchas Populares de 2024, e abordou as suas múltiplas cores e que espelham as gentes, os costumes e as tradições de Lisboa.

Foto de capa: Egeac/Bárbara Grandiboul

Quer comentar a notícia que leu?