O Metropolitano de Lisboa vai abrir, nas noites de 18 e 19 de janeiro, as estações Santa Apolónia, Oriente e Rossio, para a pernoita de pessoas em situação de sem-abrigo, para que possam proteger-se do frio extremo que se vai sentir nestas duas noites.
O Metropolitano de Lisboa, em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), está a conjunto de medidas destinadas a assegurar o cumprimento do Plano de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo, em resposta às condições de frio extremo que atualmente se fazem sentir na cidade de Lisboa. Por isso, durante este fim-de-semana, dias 18 e 19 de janeiro, estarão abertas três estações da rede, para que estas pessoas possam ter um local onde pernoitar numa época em que se fazem sentir temperaturas muito baixas. Adicionalmente, haverá a distribuição de kits Metro, com um cobertor e um gorro, nas estações indicadas, de forma a proporcionar um maior conforto aos utilizadores das estações durante o período noturno.
As estações de metro que vão estar abertas nas madrugadas de 18 e 19 de janeiro (de sexta para sábado e de sábado para domingo) e na madrugada de 19 de janeiro serão as estações Santa Apolónia (norte, no passeio junto ao edifício estação ferroviária); Oriente (entrada pelo portão lado Tejo/centro comercial); e Rossio (entrada pelo portão da Praça da Figueira, junto ao Rossio). Com esta atitude, o Metropolitano de Lisboa reafirma o seu compromisso enquanto entidade socialmente responsável, proporcionando condições adequadas de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo. Haverá ainda uma articulação com a Polícia Municipal, para garantir o bom funcionamento das estações, e ainda um reforço das ações de vigilância e limpeza indispensáveis nas estações que permanecerão abertas.