Oeiras concluiu obra de prolongamento do coletor da Ribeira da Junça

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) concluíu, em dezembro, a obra de prolongamento do coletor da Ribeira da Junça, no Dafundo. Esta empreitada foi adjudicada pela autarquia por meio de concurso público à Hydrostone – Engenharia, Lda., pelo montante de 717 719, 04€ (acrescido de IVA).

Está concluída a obra de prolongamento do coletor da Ribeira da Junça, para prevenir a ocorrência de inundações no Dafundo. Estes trabalhos visaram uma intervenção profunda que passou por reposicionar a saída do troço canalizado da ribeira, na foz. Foi ainda prolongada a saída do coletor existente até a um ponto do rio Tejo onde a posição não seja afetada pelo assoreamento que atualmente se verifica. O prolongamento do coletor foi feito numa extensão de 40 metros, com a instalação de box-culverts, ou seja, elementos em betão pré-fabricado.

A foz da Ribeira da Junça, canalizada e com saída no limite do aterro situado junto ao enraizamento do molhe das instalações do VTS do Porto de Lisboa, no Dafundo, era há vários anos, frequentemente assoreada pelas areias da praia de Algés, o que obrigava a operações paliativas regulares de desobstrução. Esta empreitada foi adjudicada pela autarquia por meio de concurso público à Hydrostone – Engenharia, Lda., pelo montante de 717 719, 04€ (acrescido de IVA).

Quer comentar a notícia que leu?