Ruben Amaral e Mariana Vargem vencem a 49ª São Silvestre da Amadora

Ruben Amaral (Sporting Clube de Portugal) e Mariana Vargem (Sport Lisboa e Benfica) venceram, nesta terça-feira, 31 de dezembro, a 49ª São Silvestre da Amadora, a prova mais antiga de Portugal Continental.

No último dia do ano, a cidade da Amadora recebeu mais uma edição da Corrida de São Silvestre, a mais antiga em Portugal Continental. Ruben Amaral (Sporting Clube de Portugal) repetiu o feito de 2023 e voltou a ficar em primeiro lugar na prova, tal como Mariana Vargem, que foi a mulher mais rápida a cortar a meta. A corrida contou com cerca de 2.600 atletas, tendo superado o recorde de inscritos de 2022. Ruben Amaral fez a prova em 29m28s, tendo ultrapassado os seus adversários diretos – Feargal Curtin e André Pereira (Sport Lisboa e Benfica). O irlandês demorou mais dois segundos e André Pereira cortou a meta com 29m34s.

Prova teve uma Meta Volante pela primeira vez

Ainda nos homens, destaque para o regresso de Domingos Castro, atual presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e que conta com três triunfos na prova (entre 1987 e 1989). O atleta cumpriu os 10 quilómetros em 56m06s e ficou em 1202 lugar. Nas mulheres, para além de Mariana Vargem, que fez a prova em 34m41s, o pódio ficou ainda composto por Emília Pissoeiro (segunda classificada), com 35m01s, e Susana Cunha, que acabou no terceiro posto com 35m42s. A corrida de São Silvestre da Amadora é organizada pela Câmara Municipal da Amadora e para além da prova com 10 quilómetros, contou ainda, pela primeira vez, com uma Meta Volante, instalada na subida dos Comandos e promovida pela Junta de Freguesia da Venteira.

Ruben Amaral e Mariana Vargem foram o primeiro homem e a primeira mulher a passem na meta volante e a concluir a corrida de 10 km e, por isso, receberam um cartão de oferta no valor de 150€, cortesia da Junta de Freguesia da Venteira. Esta iniciativa contou também com uma prova para os mais novos, em que as crianças nascidas entre 2011 e 2019 foram convidadas a correr pelas ruas da Amadora. Houve também um desfile de carros clássicos e motociclos antes da corrida de 10 quilómetros. A São Silvestre da Amadora conta ainda com o apoio do Hospital Lusíadas Amadora, Junta de Freguesia Falagueira/Venda Nova, Junta de Freguesia da Venteira, Dr. Bayard, UBBO, Clube 2 CV / Dyane de Portugal, Vitalis, Antena 1 e Opraticante.pt e com a organização técnica da HMS Sports.

Fotos: Gil Peraboa

Quer comentar a notícia que leu?