Abrem, na próxima sexta-feira, 14 de fevereiro, as candidaturas para os Casamentos de Santo António, uma tradição da cidade de Lisboa que se iniciou na década de 1950, sendo interrompida em 1974 e depois retomada em 1997. As inscrições terminam a 27 de março.
Em Lisboa, o Dia dos Namorados, que se assinala a 14 de fevereiro, é também o dia em que os casais apaixonados se podem inscrever para os Casamentos de Santo António. A edição de 2025 abre as candidaturas na próxima sexta-feira, 14 de fevereiro, e estas vão até 27 de março. Os Casamentos de Santo António são já uma tradição da cidade de Lisboa, que se comemoram sempre a 12 de junho, véspera do Dia de Santo António, e tiveram as suas primeiras edições no final da década de 1950.
Até 1974, realizaram-se ininterruptamente, sendo que, devido à Revolução ocorrida neste ano, foram suspensos, até 1997, ano em que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiu recuperar esta tradição. Foi ainda nesse ano, que foram introduzidos, pela primeira vez, os casamentos civis, que se realizam a par dos casamentos religiosos. Em 28 anos, já se realizaram 285 casamentos religiosos e 130 civis. A cerimónia religiosa acontece na Sé de Lisboa e a civil tem lugar nos Paços do Concelho.
As inscrições são realizadas mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível nas lojas Lisboa de Alcântara, Baixa, Entrecampos, Marvila e Saldanha. À semelhança das últimas edições, serão selecionados 16 casais (11 para a cerimónia religiosa e cinco para a civil) para esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e organizada pela EGEAC/Lisboa Cultura. Os casais selecionados, para além do enlace e da festa, terão direito a uma despedida de solteiro, a uma lua-de-mel, entre outras ofertas, garantidas por dezenas de parceiros e patrocinadores deste evento, acarinhado pelos lisboetas.