A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) inaugurou, na última sexta-feira, dia 14 de fevereiro, o novo Parque de Estacionamento das Biscoiteiras, na Estrada das Biscoiteiras, em Linda-a-Velha, que oferece mais 44 lugares para os moradores e visitantes daquela localidade.
O Parque de Estacionamento das Biscoiteiras, localizado na Estrada das Biscoiteiras, em Linda-a-Velha, foi inaugurado esta sexta-feira, 14 de fevereiro, e permite aumentar a oferta de lugares de estacionamento em mais 44 novas vagas. Este foi um investimento da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) que rondou os 100 mil euros, e a sua inauguração contou com a presença do presidente da CMO, Isaltino Morais, e do presidente da Parques Tejo, Rui Rei. De acordo com o último, este novo parque de estacionamento “é um espaço permeável [ou seja, a água é absorvida pelo solo] e que permite a drenagem normal das águas quando chove”.
Por sua vez, “a iluminação é uma iluminação sem ligação à rede pública e faz-se através da energia solar. A videovigilância que aqui se encontra para garantir a segurança de pessoas e bens neste estacionamento é também ligada à energia solar”. Esta obra, reforçou ainda Rui Rei, permite que, no futuro, haja “a possibilidade, se a autarquia assim o entender, de se criar uma ligeira expansão aqui para a parte de baixo, de forma a permitir que, no fundo, se possa fazer aqui uma outra intervenção que permita, de facto, terminar com o estacionamento irregular que vai existindo nesta zona e melhorar as condições de estacionamento e de mobilidade das pessoas”.
Oeiras está muito perto de concluir o objetivo de construir mais 14 novos parques de estacionamento
Na sua perspetiva, “o estacionamento é a base das políticas de mobilidade, porque precisamos de ter estacionamento regulado para depois podermos implementar as outras medidas”. O presidente da Parques Tejo, empresa que gere o estacionamento e a mobilidade no concelho de Oeiras, referiu ainda que “aproveitámos esta intervenção para regularizar o acesso pedonal” que se encontra junto ao novo parque de estacionamento, algo que já era pedido pelos moradores de Linda-a-Velha há algum tempo.
“Estamos a fechar o compromisso que o senhor presidente teve, há quatro anos, em criar 14 novos parques de estacionamento com mais de dois mil lugares. Estamos praticamente superados e, portanto, nas próximas semanas, vamos superar largamente esse desígnio que assumiu, que é um desígnio importante para dar condições normais de estacionamento e melhores condições de mobilidade para o futuro”, concluiu Rui Rei. Já para Isaltino Morais, presidente da CMO, esta nova obra vai permitir melhorar o estacionamento naquela localidade, à semelhança dos outros que têm sido construídos pela autarquia. No entanto, reforçou, não se pretende, com estas obras, reforçar o uso do transporte individual, mas sim criar pontos de ligação entre o transporte individual e o transporte público.
CMO quer intervenção na Estrada das Biscoiteiras
Para além do parque de estacionamento, está ainda prevista uma intervenção na Estrada da Biscoiteiras, que liga Linda-a-Velha ao Estádio Nacional, de forma a que seja possível fazer este percurso a pé. “Só que esta estrada não é da CMO e depende do Estado. Andamos a negociar isto há uma série de anos, estamos a tentar que o Instituto do Desporto e Juventude autorize a execução do muro de suporte para conter as terras”, explicou Isaltino Morais, garantindo, contudo, que este passeio vai ser concretizado.
“As reclamações das pessoas dão força à Câmara Municipal. Vamos juntando estas reclamações todas e depois apresentamo-las aos que mandam”, disse o autarca. Novamente sobre o novo parque de estacionamento das Biscoiteiras, Isaltino Morais referiu que este tipo de obras “podem não ser muito dispendiosas do ponto de vista financeiro, mas são realmente fundamentais para a qualidade de vida dos cidadãos”, lembrando que, “a grande dificuldade nestas coisas nem é o custo da obra, realmente é a disponibilidade de terreno, porque, em meio urbano, às vezes temos que afetar terrenos que, eventualmente, podiam ser destinados a equipamentos.