As Festas de Abril abrem as portas de Lisboa de par em par para celebrar o regresso da primavera, dos dias longos e dos encontros com amigos com música, teatro, cinema, exposições, dança, poesia, artes plásticas.
“No mês em que festejamos a Liberdade, comemoramos também o centenário do nascimento de Carlos Paredes, com um grande concerto na Praça do Município”, refere o Município.
O ponto alto das Festas acontece no dia 27 de abril, às 19h, na Praça do Município, com o concerto Variações sobre Paredes.
A partir da música de Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa e da composição, António Miguel Guimarães, na direção artística, e Pedro Jóia, na direção musical e guitarra clássica, apresentam um espetáculo para vários instrumentos, com interpretações por Joana Bagulho (cravo), João Paulo Esteves da Silva (piano), José Manuel Neto e Bruno Costa (guitarra portuguesa) e a participação de Carlos Manuel Proença e Nuno Botelho (viola). O espetáculo será complementado pela pintura e desenho ao vivo de António Jorge Gonçalves.
Resistência lembrada no Aljube
O Museu do Aljube, lugar de memória da resistência e da luta pela democracia, alberga duas exposições: “Arquitectas da Liberdade”, sobre a luta das mulheres pelo direito à habitação antes e depois do 25 de Abril de 1974, e “Antes de ser Independência foi Luta de Libertação”, que retrata os movimentos de libertação e luta anticolonial e antirracista a partir dos arquivos e fundos documentais doados ao Museu.
Passa também no Aljube o trabalho: “Anónimos de Abril”, de Rogério Charraz e José Fialho Gouveia com a participação de João Afonso e Joana Alegre e o documentário “Mulheres e Resistência e Aqueles que ficaram (em toda a parte do mundo)”.
As histórias de resistência contra o Estado Novo irão ser debatidas numa conversa entre Paula Godinho e a jornalista Diana Andringa, a propósito do seu livro “Memórias de Resistência Rural do Sul, 1958-1962”.
No dia 25 de Abril, o Museu do Aljube abre as portas para que todas as pessoas o visitem gratuitamente.
O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge e, na Sociedade Nacional de Belas Artes, estará patente a exposição de fotografia de Kenton Thatcher, “Sessões”, composta por registos icónicos de diversas personalidades. Para os mais novos, haverá oficinas no Museu Bordalo Pinheiro e filmes no LU.CA – Teatro Luís de Camões, com o Festival PLAY. Com os percursos, regressamos às ruas e aos lugares da história de Lisboa.
A CML aproveita para convidar todas as pessoas “a celebrar Abril, a primavera e a cidade”.