Carris Metropolitana cria mais oferta na madrugada

Carris Metropolitana lança nova rede noturna para responder à procura de mobilidade na noite e madrugada em alguns dos principais eixos na entrada e saída da capital.

A partir do próximo dia 1 de abril, a Carris Metropolitana “dá mais um passo na modernização” da mobilidade nos concelhos da área metropolitana de Lisboa com o lançamento da sua nova rede noturna, garantindo deslocações “mais fáceis, rápidas e confortáveis durante toda a madrugada”.

Assim, nos concelhos de Oeiras e Sintra, que pertencem à Área 1, serão introduzidas duas novas linhas, ambas com horários noturnos: 1740 e 1741. Estas linhas vêm oferecer ligações noturnas entre o Marquês de Pombal, Rio de Mouro e Queluz de Baixo.

A Linha 1740 | Marquês de Pombal (Metro) – Rio de Mouro (Estação Norte) terá os seguintes horários noturnos: sentido Rio de Mouro: 01:00, 03:00, 05:00; sentido Marquês de Pombal (Metro): 02:00, 04:00.

Por sua vez, a Linha 1741 – Marquês de Pombal (Metro) – Queluz de Baixo, alargou os horários para a madrugada: sentido Queluz de Baixo: 02:00, 04:00, 06:00; sentido Marquês de Pombal (Metro): 01:00, 03:00, 05:00.

A Carris Metropolitana explica que esta inovação surge “como resposta à crescente procura de soluções de mobilidade no período noturno, oferecendo mais 11 horários entre as 21h e as 6h, com percursos otimizados, diretos e abrangentes, que reforçam a ligação entre pontos estratégicos da área metropolitana de Lisboa”.


Carris Metropolitana “focada em servir a população”

A Carris Metropolitana é uma iniciativa dos 18 municípios da AML que, através da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), funde a operação rodoviária de toda a AML numa mesma imagem e nível de serviço, “focado no serviço às populações, com um elevado grau de complexidade tecnológica e operacional, neste caso, sobretudo pela dimensão geográfica e populacional”.

Para a empresa, o trabalho desenvolvido tem assegurado um transporte público de qualidade, “reduzindo a idade média da frota em operação, introduzindo melhorias na performance ambiental nas viaturas, prestando mais e melhor informação ao público – que é também uniformizada e simplificada à escala metropolitana – e aumentando a oferta do que era praticado antes da entrada em funcionamento, a Carris Metropolitana continua a trabalhar no sentido de criar opções de mobilidade para assegurar um transporte público de qualidade”.

“Pretendendo fomentar comportamentos sustentáveis e contribuir para a equidade social e territorial na AML”, a Carris Metropolitana opera as redes municipais para 15 dos 18 municípios (Barreiro, Cascais e Lisboa mantêm as operações locais) e a totalidade da operação intermunicipal dos 18 municípios.

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