Há 800 espécies que se encontram ameaçadas em Portugal. O Metropolitano de Lisboa e a WWF, o organismo de proteção animal internacional, promoveram uma ação de sensibilização para lembrar a importância da preservação das espécies no nosso país.
O Dia Mundial da Vida Selvagem foi celebrado no dia 3 com uma iniciativa de conjunta entre o Metropolitano de Lisboa e a WWF Portugal (World Wide Fund for Nature). O objetivo foi alertar para espécies ameaçadas em Portugal, sensibilizando os passageiros do Metro para a necessidade de proteger a biodiversidade, nomeadamente a do nosso país, onde mais de 800 espécies se encontram ameaçadas. É este o foco da nova campanha da WWF Portugal, que conta com o apoio do Metro numa ação de sensibilização e interação com os seus clientes.
Durante a manhã de dia 3 de março de 2025, os passageiros do Metropolitano de Lisboa foram surpreendidos com peluches de espécies protegidas em Portugal – o lobo-ibérico e o lince-ibérico –, distribuídos nos bancos de várias carruagens das linhas Verde e Amarela. Cada peluche tem uma etiqueta com uma mensagem e um QR Code que direciona para mais informações sobre a campanha da WWF e formas de apoio a esta organização de conservação da natureza.
Segundo o Metropolitano de Lisboa, esta parceria reforça o compromisso da companhia com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sublinha o seu papel como agente de transformação social, promovendo a consciencialização ambiental junto dos seus clientes e público em geral.
A presidente em exercício do Metropolitano de Lisboa, Maria Helena Campos, reforçou a importância desta colaboração, afirmando que esta parceria com a WWF Portugal “reflete o compromisso do Metropolitano de Lisboa em apoiar ações que sensibilizam a sociedade para a importância do meio ambiente e a sua sustentabilidade. O Metropolitano de Lisboa não é apenas um meio de transporte. É, também, um agente de transformação social que pode fazer a diferença na mobilidade e na descarbonização, na proteção da natureza e na construção de um planeta mais saudável para as gerações futuras.”
Por seu turno, Ângela Morgado, diretora executiva da WWF Portugal, reforçou a necessidade de sensibilização, sublinhando que “o mundo está a mudar e está cada vez mais dividido, mas há um problema comum – a gritante degradação da natureza e a perda de biodiversidade. Nos últimos 50 anos, a dimensão média das populações de espécies caiu
73%; em Portugal, mais de 800 espécies estão ameaçadas. A coragem para enfrentar as crises climática e de biodiversidade continua a ser necessária e urgente, e é imperativo operarmos mudanças a nível individual, empresarial e governamental”.
A presente parceria pretende, pois, inspirar as pessoas a refletirem sobre a importância da conservação das espécies ameaçadas e a sentirem-se parte desta missão global, conclui o comunicado do Metro.