A segunda edição do prémio ‘Junta-te ao Gervásio’, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV), registou um aumento de 8% no número de candidaturas em relação à edição anterior, totalizando 189 projetos dedicados à reciclagem de embalagens e à economia circular, dos quais 45 são do distrito de Lisboa.
O distrito de Lisboa destacou-se na segunda edição do prémio ‘Junta-te ao Gervásio’, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV), com 45 candidaturas apresentadas, face aos 25 projetos apresentados no distrito do Porto, 18 no distrito de Braga, 15 no distrito de Setúbal, 14 no distrito de Coimbra, 13 em Aveiro, e 11 em Santarém. No total, houve mais 8% no número de candidaturas em relação à edição anterior, totalizando 189 projetos dedicados à reciclagem de embalagens e à economia circular.
As iniciativas foram apresentadas por Juntas de Freguesia, entidades de proximidade e cidadãos, distribuindo-se por três categorias: ‘Cidadania Social’ (78 projetos), ‘Entidades de Proximidade’ (63) e ‘Juntas de Freguesia’ (48). O objetivo deste prémio é reconhecer e promover boas práticas de reciclagem e sustentabilidade dentro das comunidades locais, incentivando a sua replicabilidade noutras regiões. Os projetos serão agora avaliados pelo ISCTE Executive Education, Knowledge Partner do prémio, que irá selecionar os finalistas.
O júri do concurso irá, posteriormente, escolher os vencedores com base em critérios como inovação, impacto económico, social e ambiental. Na categoria ‘Juntas de Freguesia’, o primeiro lugar receberá um kit tecnológico “Gervásio”, além de quatro menções honrosas. Nas categorias ‘Entidades de Proximidade’ e ‘Cidadania Social’, serão atribuídos prémios monetários, num total de 16.500 euros, além de duas menções honrosas por categoria.
Balanço “positivo”, diz CEO da Sociedade Ponto Verde
De acordo com Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, citada em comunicado, “o balanço desta segunda edição é bastante positivo. Isto é muito relevante quando o país, em 2025, precisa de estar a reciclar, pelo menos, 65% de todas as embalagens que são colocadas no mercado. É fundamental continuar a sensibilizar e dar a conhecer projetos como estes, que têm de ser valorizados, por trazerem soluções para ajudar a cumprir com este objetivo”.
“De facto, é notável o que já está a ser feito e a SPV vai continuar este trabalho de proximidade com as forças vivas locais para que, em conjunto, se consiga fazer mais e melhor para o desenvolvimento da economia circular em Portugal e em particular para aumentar a recolha de recicláveis”, acrescenta. O prémio ‘Junta-te ao Gervásio’ conta com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), e do ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.